NotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura de Caxias oficializa cessão de uso para associações de moradores

Documentação foi recebida por mais 25 entidades, que passam a ter legalmente a posse das áreas

O prefeito Adiló Didomenico participou, na tarde de quarta-feira (12/01), da entrega de 25 termos de cessão de uso a associações que foram retiradas de suas sedes, em 2017. A ação é uma continuidade do ato de 2020, quando os primeiros termos de cessão de uso foram entregues, pelo governo de Flávio Cassina, às associações de moradores (Amobs).

Nesta solenidade, os termos de cessão uso de centros públicos foram entregues para as Amobs Rio Branco, Jardim Eldorado, Belo Horizonte, Bom Pastor II, Jardim Iracema, Loteamento Jardim Itália, Kayser, Loteamento Brandalise, Loteamento Millenium, Loteamento Morada do Sol, Loteamento Parque das Rosas II, Loteamento Parque Vinhedos, Loteamento Popular Mariani, Loteamento São Pedro, Loteamento São Salvador, Loteamento Vila do Rosário II, Madureira, Oriental, São Caetano e Tijuca.

O presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter, enfatizou a importância da prática adotada pela Administração: “Uma associação de moradores precisa ter seu espaço. Um centro comunitário para os moradores do bairro tem diversas finalidades: é para o Clube de Mães, para um velório, para o almoço e jantar, é para a comunidade”, destacou o líder comunitário, que ainda agradeceu o chefe do Executivo por dar continuidade e atenção aos movimentos comunitários e sociais.

Os imóveis devolvidos tiveram início em 2020, quando a Procuradoria-Geral do Município do governo Flávio Cassina encaminhou um mutirão de conciliação para barrar os processos judiciais de reintegração de posse. Após, as entidades, junto do Município, conseguiram a regularização destes espaços.

Após fazer a entrega dos documentos, o prefeito ressaltou a relevância do ato. “Em 2020, as ações de Cassina e do vice, Elói Frizzo, mostraram esforço pelo movimento comunitário. Os centros são necessários à população. Nosso dever é devolver esses locais para quem entende, a quem cuidou e preservou por anos. Vamos fazer de tudo para seguir ajudando o movimento. Estamos de portas abertas sempre”, destacou o prefeito, que ainda parabenizou os envolvidos na ação social.

O ato de entrega dos termos foi acompanhado pelo ex-prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina; ex-vice-prefeito Elói Frizzo; presidente da Câmara de Vereadores, Denise Pessôa; secretárias de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, e de Cultura, Aline Zilli; e secretário do Urbanismo, João Uez, e de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti. Além de outros representantes de entidades envolvidas e vereadores, a solenidade teve a presença de José Oltramari, titular da Coordenadoria de Relações Comunitárias. No total, são 52 processos, dos quais 30 já concluídos e com cessões de uso repassadas às entidades. Os demais processos, que também envolvem clubes de mães, estão em tramitação no Executivo.

Botão Voltar ao topo