Cidades do RSRio Grande do Sul

Passo Fundo estimula adoções de cães e gatos

Projeto aproxima a rede de proteção animal de quem quer adotar um pet

O programa É o Bicho, da Prefeitura de Passo Fundo, tem entre suas ações a divulgação de pets que estão em lares temporários ou sob a guarda da rede de proteção animal e procuram famílias que queiram adotá-los. A vida da Alice, uma cadelinha resgatada das ruas, começou a mudar depois que sua foto foi postada nas redes sociais da Prefeitura.

A Roberta Brizolla, moradora do bairro Lucas Araújo, já tinha dois cães adotados e queria mais um para fazer companhia a eles. “No dia em que falei com meu marido sobre a vontade de adotar mais um cachorro, vimos a foto da Alice no Facebook da Prefeitura. Duas semanas depois, ela estava aqui em casa”, lembra. A família precisou de muita paciência e carinho para fazer Alice se sentir segura no novo lar. “Quando ela chegou, não queria sair de dentro da caixa e rosnava para os cachorros do pátio. Depois de um tempo eu consegui colocar uma coleirinha nela e vinha puxando para fora para ela passear um pouco. Mesmo assim, só comia e tomava água quando eu a pegava no colo”, conta.

Passados dois dias, a adaptação já havia avançado bastante. “Depois de um início em que ela rosnava quando os outros cachorros tentavam se aproximar, acordamos uma noite com os três brincando sem parar. A partir dali começaram a se entender e, aos poucos, a Alice está entendendo que aqui é um lugar seguro”, afirmou Roberta, com o filho Ícaro no colo.

Antes de ir para o novo lar, a Alice havia recebido muito amor no lar temporário, cuidada pelas protetoras Michele e Loedes Guterres. “Sou protetora a vida inteira. Recolhia filhotes, cuidava, doava. Sempre que vão embora eu choro porque me apego muito a eles”, conta, com lágrima nos olhos.

O incentivo às protetoras de animais é outra ação do Programa É o Bicho. A partir do Acolhe Pet,
cada protetora com contrato firmado com o Município receberá R$ 70,44 por animal albergado, podendo incluir até 10 animais. Os contratos têm duração de um ano.

PORTAL PET

No site da Prefeitura, já está funcionando um espaço específico para informações sobre serviços voltados aos animais e que também será utilizado para a divulgação de animais que estão para adoção.

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA

O É o Bicho é um programa da Prefeitura de Passo Fundo focado na implementação de políticas públicas de cuidado com os animais. Entre as principais iniciativas, estão as castrações gratuitas de cães e gatos, que buscam evitar a procriação descontrolada e possíveis abandonos, além de favorecer a saúde pública por meio do controle de zoonoses. Desde 2014, 7 mil procedimentos já foram realizados.
Galeria de imagens

Botão Voltar ao topo