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Projeto de atendimento às vítimas de violência é vencedor do 4º Prêmio de Voluntariado Valter Gomes Pinto

Cerimônia realizada pela Fundação Marcopolo na Festa da Uva elege Instituto Rosa Del Este como vencedora da premiação em 2022

Na foto: Luciano Balen, coordenador da Fundação; membros do Instituto Rosa Del Este, Janaina Menegassi; Jeison Bechelin, diretor da Fundação Marcopolo; Viviane Pinto Bado, filha de Valter Gomes Pinto e membros do Instituto Rosa Del Este

No dia 21 de fevereiro, durante a Festa da Uva em Caxias do Sul, a Fundação Marcopolo revelou os três projetos vencedores da 4ª edição do Prêmio de Voluntariado Valter Gomes Pinto. O estande da Marcopolo, no Pavilhão 2 do evento, recebeu a cerimônia, com a presença de 110 convidados e apresentou os voluntários representantes dos projetos que se destacaram entre os nove inscritos.

O vencedor deste ano é o Instituto Rosa Del Este, da cidade de Caxias do Sul (RS), por meio da voluntária Janaina Menegassi do Nascimento, recebeu R$ 10 mil para atuar na promoção da informática para uso pedagógico na educação básica, integrando a o recurso educativo com a proposta de ensino da escola, para desenvolver diversas habilidades com o uso do computador, contribuindo com a educação do estudante, estimulando o aprendizado, contemplando as diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar.

Nas segunda e terceira colocação, respectivamente, estão a Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa e a Associação Criança Feliz, dos voluntários Fantino Martin Biancho e Daniel Luciano de Souza, que ficaram com prêmios de R$ 7 mil e R$ 5 mil. A Fundação Marcopolo ainda concedeu o título de Menção Honrosa à Marloana Rodrigues Soares, do Centro Assistencial e de Promoção Social Joana D’Arc.

“A Fundação Marcopolo tem como um de seus propósitos, dar visibilidade às ações sociais voltadas para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. É fundamental que todos nós possamos contribuir com o crescimento dos projetos que olham para cidadãos que necessitam de mais assistência e que estão à margem da sociedade. Nosso incentivo vem em forma de premiação, deste modo, todos os anos, podemos colaborar com entidades diferentes”, explica Jeison Bechelin Lemos, diretor da Fundação Marcopolo.

Durante a cerimônia, a voluntária ganhadora do Rosa Del Este, Janaina Menegassi, revelou que “a conquista deste prêmio possibilitará a aquisição de computadores para oficina de informática, atingindo diretamente 60 crianças e adolescentes, na faixa etária entre 08 e 17 anos e 11 meses, que terão acesso aos equipamentos.”

Seguindo os critérios de avaliação, a Fundação Marcopolo ressaltou, durante o evento, que a capacidade de organização para assegurar a continuidade do projeto com recursos próprios, bem como as ações inovadoras, a quantidade e envolvimento das crianças e adolescentes assistidos, possibilidade de estabelecimento de parcerias com outras entidades e a viabilidade de exercício dos direitos como cidadãos dos participantes, foram fundamentais para a escolha dos três ganhadores de 2022.

Instituto Rosa Del Este

Vencedor da 4ª edição do Prêmio de Voluntariado Valter Gomes, o Instituto Rosa Del tem como missão ressignificar as dores e transformar vidas. A equipe da entidade trabalha com ações para que as vítimas possam reestruturar sua vida nos âmbitos financeiro, profissional, social e pessoal.

“Reconstruímos a autoestima dos cidadãos assistidos, reconhecendo seu valor e dignidade, transformando suas realidades com impactos de maneira positiva. A longo prazo, isso proporciona impactos positivos em sua vida e, indiretamente, nas vidas das pessoas de seu convívio”, explica Janaina, presidente do Instituto.

Em um espaço acolhedor, localizado no centro da cidade caxiense, as pessoas podem acessar gratuitamente todas as oficinas de arte, costura, yoga, reiki, além de assistência imediata e acompanhamento com psicólogos e assistentes sociais. Atualmente, o instituto atende 53 pessoas, em sua maioria mulheres de baixa renda com filhos em idade escolar.

Por meio da informática, com uso pedagógico para alunos da educação básica, o Instituto contribui com o aprendizado de crianças e adolescentes. As iniciativas contemplam as diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar, com estreitamento das relações com a tecnologia de forma coletiva.

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