Cidades do RSRio Grande do Sul

Santa Maria debate soluções para a coleta e destinação de resíduos sólidos

Reunião com o Movimento Tratado Cidadão ocorreu nesta terça-feira (5), na Apusm

A Prefeitura de Santa Maria e o Movimento Tratado Cidadão discutiram, nesta terça-feira (5), a destinação de resíduos sólidos no município. O objetivo do encontro foi identificar lacunas e apresentar as soluções que já estão encaminhadas pela Municipalidade para a cadeia de coleta, destinação e reaproveitamento do que, costumeiramente, é chamado de “lixo” pela população. A reunião ocorreu na sede da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm).

“É um tema que, além da ecologia, tem um aspecto econômico muito importante. Sabemos que é preciso ter o melhor aproveitamento possível dos resíduos urbanos. Por isso, esse encontro foi muito produtivo para colhermos sugestões sobre o tema”, afirmou o vice-prefeito Rodrigo Decimo, que participou da reunião.

Além dele, representaram a Prefeitura na ocasião o superintendente de Infraestrutura, Ricardo Dutra, a engenheira química Deisi Bozza e os engenheiros civis da Superintendência de Monitoramento e Fiscalização de Serviços de Água e Esgoto, Ivan Beuter Nazaroff e Yuri Loureiro Vendrusculo.

Eles destacaram que o Município trabalha para manter o sistema de coleta de resíduos que existe atualmente, ao mesmo tempo em que elabora um novo termo de referência (processo de contratação) para o serviço. E, para além da coleta tradicional, a Prefeitura também estuda a otimização para a coleta seletiva.

As integrantes do Movimento Tratado Cidadão presentes foram a ex-professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Janete Barbosa Lampert, e a também ex-servidora da universidade, Neiva Cantarelli.

Também acompanharam a conversa o coordenador de Articulação e Fomento à Extenção da UFSM, Rudiney Soares Pereira, o representante do Rotary Club, Reinaldo Guidolin, e o integrante do GT Simbiose, Homero Boucinha.

Via
PMSM
Fonte
Rafael Favero
Botão Voltar ao topo