NotíciasRio Grande do Sul

São Leopoldo: Ciclistas do 9° Eu Vou de Bike plantam mudas

Ação ambiental ocorreu na avenida Integração, bairro Feitoria

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Leopoldo (Semmam) realizou no dia 9 de abril, sábado, a nona edição do Eu Vou de Bike. O passeio ciclístico reuniu aproximadamente 100 ciclistas e percorreu as avenidas Imperatriz, Feitoria, Otto Daudt e ruas da região leste de São Leopoldo.

Na avenida Integração, os participantes plantaram mudas, como um ato simbólico do início do plantio de árvores no estado, que vai de abril a agosto.

Para a moradora do Morro do Espelho, Roseli Centeno, a iniciativa de unir o passeio com o plantio foi muito importante. “É uma consciência ambiental, além de um conhecimento dos bairros de SãoLeopoldo. Muito interessante fazer essa interação”, disse. Junto com o filho, Celso Lanius, morador do Centro, buscou pensar no futuro do meio ambiente. “É importante induzir as crianças a cuidar do nosso planeta. Vou lembrar e cuidar da árvore que eu plantei com meu filho, e trazer ele sempre pra ver o que a gente plantou”, comentou.

“Poder ver a comunidade participando do evento nos dá ânimo de construir ainda mais atividades que cuidem do nosso meio ambiente. O plantio de mudas junto com o Eu Vou de Bike, foi uma ação de conscientização quanto ao plantar com sabedoria para não trazer comprometimento às redes de drenagem pluviais, passeios públicos e fiações elétricas”, explicou o secretário do Meio Ambiente, Anderson Etter.

O assessor de Gestão Ambiental, Daniel Sauer, agradeceu a participação da comunidade. “Tivemos a participação de grupos de pedais que sempre são parceiros da atividade e também a comunidade, onde famílias vieram pedalar com a gente, com crianças já mudando hábitos desde pequenos”, falou.

A 10º edição está prevista para ocorrer no mês de maio, e contará com a participação dos moradores para construir o percurso e as atividades durante o passeio.

Mudas no Viveiro Municipal

O Viveiro Municipal, situado junto ao Parque Imperatriz (avenida Imperatriz, 900, bairro Pinheiro), tem mudas frutíferas e de outras espécies de árvores para doação aos cidadãos de São Leopoldo, sendo que cada morador pode retirar até três mudas.

Ao solicitar os vegetais, são analisadas as características do local onde serão plantadas, indicadas a melhor espécie e fornecidas orientações de quais os cuidados necessários para o crescimento saudável da planta.

As retiradas ocorrem às quarta-feiras pela manhã, com agendamento pelo Whatsapp 51 3588-6446. O morador deve levar um comprovante de endereço.

Botão Voltar ao topo