Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul: inaugurado o novo CAPS Integração

Abertura contou com breve solenidade e visita às instalações do novo serviço

O novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Integração foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (18/04) em Caxias do Sul. O serviço é voltado a atender adultos com transtorno mental grave e persistente.

O Prefeito Adiló Didomenico destacou que a abertura do novo CAPS atende a uma demanda apontada no Plano de Governo e lembrou a importância das informações colhidas junto ao corpo técnico atuante na área de saúde mental para definir as prioridades do setor. “Quero saudar de forma muito especial a toda a equipe e dizer que estamos procurando atender dentro daquilo que colhemos quando elaboramos o Plano de Governo, buscando informações com quem conhece de forma técnica cada um dos assuntos. Estamos fazendo todos os esforços para prestar atendimentos da melhor forma possível, com respeito e dignidade”, salientou.

A Vice-Prefeita Paula Ioris apontou a relevância de se falar sobre saúde mental: “Precisamos estar atentos ao nosso emocional e também quebrar o tabu que envolve trabalhar o lado emocional e o lado físico. Tenho certeza de que este espaço, com equipe qualificada, vai otimizar o trabalho que já era feito no CAPS Cidadania”.

A secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, lembrou que o nome do novo CAPS, Integração, foi escolhido pelos usuários, o que reflete a importância dada a eles em todo o processo de assistência: “A saúde mental, que muitas vezes é esquecida, é tratada por nossa administração com seriedade, profissionalismo e projetos arrojados, como a abertura deste CAPS. Por isso temos essa preocupação com o cuidado, com a acolhida, e estamos tão felizes em proporcionar mais este espaço à rede de saúde”.

A diretora da Rede de Atenção Psicossocial, Marina Guerra, fez um agradecimento às equipes envolvidas para a concretização CAPS Integração e sintetizou: “Há muito tempo víamos a necessidade de ampliação e fortalecimento de nossa Rede de Atenção Psicossocial, e a abertura do CAPS Integração possibilitará que sigamos oferecendo um atendimento de qualidade e humanizado para a população caxiense”.

O CAPS Integração é voltado a fortalecer os vínculos com a família e a comunidade, promover autonomia, evitar/reduzir as internações psiquiátricas e favorecer o exercício da cidadania por meio de atendimentos individuais e em grupo realizados pela equipe.

O atendimento é de segunda a sexta feira, das 8h às 18h, Está localizado na Rua Duque de Caxias, 2631, Bairro Pio X, atendendo pelos telefones (54) 9 8418.6410 e 9 8429.6217.

Via
PMCS
Fonte
Cristiane Barcelos
Botão Voltar ao topo