Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Pelotas promove nesta terça-feira o Dia C da vacinação infantil

Aplicação da primeira e segunda doses contra o coronavírus estará disponível para crianças de 5 a 11 anos em três locais do município

Nesta terça-feira (19), das 8 às 17h, a Prefeitura de Pelotas realiza o Dia C de vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Será aplicado o imunizante Pfizer para a primeira e segunda doses. Pais e responsáveis também poderão levar os pequenos para receber a segunda aplicação da CoronaVac.

A ação ocorre na Unidade de Vacinação Infantil, na Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes, na casa da rua General Neto, 1.707, e na Associação Rural, com entrada pela avenida Salgado Filho.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aproximadamente 72% do público infantil apto — 20,2 mil crianças — compareceu para a primeira dose da proteção. Os menores que retornaram para a segunda aplicação somam cerca de 6,7 mil, o que representa pouco mais de 33% desse público com esquema vacinal completo.

Segundo a SMS, nesta terça-feira, a primeira dose será apenas com o imunizante Pfizer e qualquer menor, na faixa etária atendida, poderá ser vacinado, independentemente de ter comorbidades ou não. As aplicações serão feitas por livre demanda, ou seja, não é necessário agendamento prévio.

Confira os locais de aplicação

  • Unidade de Vacinação Infantil na Ubai Navegantes: rua Dona Darci Vargas, 212
  • Casa na rua General Neto, 1.707 (ao lado do Ceron, entre as ruas Marcílio Dias e Professor Araújo)
  • Associação Rural de Pelotas: avenida Fernando Osório, 1.754, Três Vendas (pavilhão Jorge Gertum, com entrada pelo portão da avenida Salgado Filho)

Saiba os documentos necessários

  • Documento de identidade da criança e do responsável legal com foto. Caso a criança não tenha documento com foto deverá apresentar cópia da Certidão de Nascimento com a declaração disponível neste link 
  • Carteira de Vacinação da criança
  • Cartão SUS (opcional)

Orientações da SMS

A SMS esclarece que as crianças de 5 a 11 anos, para receber a dose contra a Covid-19, devem aguardar o intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação desse imunizante e qualquer outro do calendário vacinal infantil, não podendo recebê-los concomitantemente.

As pessoas com sintomas gripais não devem comparecer para vacinação enquanto estiverem passando pelo quadro. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a dose de imunização.

Via
PMP
Fonte
Larissa Bruno
Botão Voltar ao topo