NotíciasRio Grande do Sul

Sábado para cuidar da saúde e exercitar a leitura, em Novo Hamburgo

Junto à abertura da Biblioteca Pública Machado de Assis, Prefeitura Municipal ofereceu serviços e orientações sobre saúde

O friozinho do início da manhã deste sábado até inibiu um pouco a comunidade, mas teve quem não abriu mão de cuidar da saúde e aproveitar os serviços oferecidos pela Prefeitura e fazer testes rápidos, aferir a pressão e receber a vacina contra a gripe, neste caso, idosos e profissionais da saúde.

A ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no início do mês, e que integra as comemorações dos 95 anos de emancipação da cidade, foi em frente à Biblioteca Pública Machado de Assis, na Praça da Bandeira. Enquanto isso, dentro da biblioteca, contação de histórias, retirada e troca de livros.

No ônibus da saúde, estacionado em frente à Biblioteca, foram aplicadas 40 doses de vacina contra a gripe, 35 hemoglicotestes, para verificar a glicemia, 29 aferições de pressão arterial, 11 testes de HIV, sífilis e hepatite B e C.

Além disso, de acordo com a Coordenadoria de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram distribuídos 69 autotestes de HIV para ser realizados em casa e também foram feitas cerca de 20 avaliações nutricionais.

Morador do bairro Santo Afonso, Ederson Lopes, de 40 anos, compareceu para fazer a aferição da pressão arterial e o hemoglicoteste. Aproveitou que a ação aconteceu perto do trabalho e como disse, “deu uma fugida” para fazer os testes. “A saúde é proridade, temos que aproveitar as oportunidades para a prevençaõ e também para saber o que precisa ser tratado. Isso tudo aqui é muito importante para a comunidade”, disse o hamburguense, satisfeito por receber bons resultados sobre seu estado de saúde.

Fonte
PMNH
Botão Voltar ao topo