NotíciasRio Grande do Sul

São Leopoldo: Grupo pró-Associação Amigos do Museu do Trem realiza assembleia

Atividade ocorre simultaneamente com programação do Museu do Trem no Dia do Ferroviário

O grupo pró- Associação Amigos do Museu do Trem (AAMT) está se organizando para reativá-la. No dia 30 de abril, será realizada a assembleia geral extraordinária, com início às 14h, no Museu do Trem de São Leopoldo.

Dia do Ferroviário

A direção do Museu do Trem também vai realizar uma programação alusiva ao Dia do Ferroviário que é comemorado nesta data, com alongamento consciente com Carla Magalhães e uma Roda de Memória com ferroviários e ferroviárias. Todas as atividades são abertas para o público em geral.

Sobre a AAMT

De acordo com a diretora do Museu do Trem, Alice Bemvenuti, a Associação Amigos do Museu do Trem (AAMT) foi fundada em 24 de agosto de 2010 por 84 pessoas representantes da comunidade, ferroviários, historiadores, museólogos, educadores, gestores, arquitetos, artistas, entidades e associações de movimentos populares, além dos vizinhos do Museu e funcionários da instituição.

Nos anos seguintes a sua criação, 2011 e 2012, teve um importante papel junto ao Museu do Trem, agregando e realizando atividades culturais, feiras, briques, formações para conservação preventiva do acervo, assim como com a criação do Programa de Adesão de Estagiários Voluntários, em parceria com as Universidades. A AAMT foi também responsável pela formalização da lojinha do Museu, entre outras tantas ações.

“Neste momento o desejo é reativá-la e certamente a participação da comunidade será peça chave no processo de reestruturação”, destaca.

Para o ex-maquinista ferroviário, Dilmair Monte, que atualmente atua como produtor cultural, é muito importante a retomada e a rearticulação da Associação. “Será uma ferramenta importantíssima para dar visibilidade e valorizar a memória do transporte dos trabalhadores ferroviários do Rio Grande do Sul”, avalia.

O contato com o Museu do Trem para mais informações pode ser feito pelo e-mail: amigosdomuseudotrem@gmail.com.

Programação completa:

  • 10h- Alongamento consciente com Carla Magalhães
  • 13h30- visitação do acervo e mostra de fotografias da família ferroviária
    instalação da abertura da Assembleia Geral Extraordinária
  • 14h- Assembleia Geral Extraordinária
    Roda de Memória com ferroviários e ferroviárias
  • 16h- eleição de diretoria provisória para reativação
  • 17h- encerramento

Os visitantes poderão conferir a Feirinha Criativa do Museu, que o grupo também está reativando.

Por ocasião do evento, o Museu do Trem ficará aberto, excepcionalmente, até às 18h.

Via
Scom /PMSL
Fonte
Vanessa Bueno
Botão Voltar ao topo