AgronegócioCidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Dia de Campo reúne cerca de duzentas pessoas no interior de Caxias do Sul

Encontro promovido pela Prefeitura e Emater abordou reservação de água em geomembrana, legislação e políticas públicas

A Prefeitura de Caxias do Sul promoveu nesta segunda-feira (25/04) um Dia de Campo sobre Reservação de Água em Geomembrana, Legislação e Políticas Públicas. A atividade reuniu cerca de duzentas pessoas na propriedade do produtor rural André Dalle Molle, em São Luiz da 3ª Légua.

Além de agricultores e alunos da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA), participaram lideranças do segmento da agricultura, subprefeitos e vereadores. A organização foi da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Semma) e Emater/Ascar – RS. O evento contou com apoio institucional do Sicredi.

Fotos: Alexandra Baldisserotto

O titular da SMAPA, Rudimar Menegotto, deu as boas-vindas e agradeceu à família do produtor André Dalle Molle por disponibilizar sua propriedade para o encontro. “Estamos aqui com nosso quadro técnico de servidores, pois o objetivo é trazer informação e atender ao maior número possível de produtores rurais”, disse. Menegotto destacou a urgência do tema “Reservação de Água”, diante das sucessivas estiagens que têm atingido a região.

O secretário do Meio Ambiente, João Osório Martins, também apresentou membros de sua equipe e falou da disposição do poder público em auxiliar, aproximando-se do agricultor. Técnicos de ambas as pastas abordaram programas existentes com vistas ao desenvolvimento rural sustentável.

Na SMAPA, por exemplo, estão abertas inscrições para serviços de máquinas pesadas para realização de melhorias nas propriedades.

Ao final da tarde, os participantes fizeram uma visita técnica à cisterna com revestimento de geomembrana da propriedade. A geomembrana é um material usado para impermeabilização de áreas como lagos e tanques. De acordo com a Semma, para irrigação, o açude com revestimento de geomembrana é isento de legislação ambiental, o que consiste numa das vantagens desta tecnologia.

Fonte
Comunicação SMAPA /PMCS
Botão Voltar ao topo