Cidades do RSNotíciasRio Grande do SulTecnologia & Inovação

Caxias do Sul integra rede de incentivo à inovação para a Região Sul

Parceria firmada no South Summit Brasil inclui também Porto Alegre, Florianópolis, Joinville e Curitiba

As prefeituras de Caxias do Sul, Porto Alegre, Florianópolis, Joinville e Curitiba firmaram acordo visando à cooperação mútua em assuntos relacionados com a inovação, tecnologia e atração de novos negócios para a Região Sul do Brasil.

O documento, assinado na quarta-feira (4), durante painel que integrou a programação do South Summit Brasil, evento internacional que ocorre em Porto Alegre até a sexta, encaminha a oficialização da Tech Road, uma rota de incentivo à inovação e tecnologia para a região. O acordo foi firmado pelos prefeitos de Porto Alegre, Sebastião Melo; de Caxias do Sul, Adiló Didomenico; e de Joinville, Adriano Silva; e pelos representantes das prefeituras de Curitiba, Cris Alessi, e de Florianópolis, Juliano Pires.

Por meio da rede, as cidades projetam incremento nas ações de atração, geração e retenção de negócios, bem como de evolução de suas matrizes econômicas inovadoras e de base tecnológica. Os municípios também querem mostrar a qualidade, quantidade e variedade das startups, trazer novos eventos, fortalecer os já existentes e atrair investidores.

Durante o painel, o prefeito Adiló Didomenico citou ações já colocadas em prática no município. Dentre elas, a consolidação de 58 leis tributárias, algumas ainda da época da formação da cidade, e de dezenas de decretos, em uma legislação única, simples e objetiva, visando dar segurança jurídica a quem quer empreender em Caxias do Sul. Também comentou sobre parceria recente firmada com a Prefeitura de Porto Alegre, por meio das procuradorias-gerais, no sentido de promover a inovação e a tecnologia. O prefeito também fez referência ao programa Inova Caxias, que está estruturado em leis que reduzem a tributação para startups e empresas de base tecnológica e conferem segurança jurídica.

Para o prefeito, a região criará um novo corredor tecnológico para o mundo, abrindo oportunidades a investidores que, habitualmente, fixam suas prospecções em São Paulo e no Rio de Janeiro. “Com espírito colaborativo e troca de experiência, vamos avançar e nos colocar como região com grande potencial para receber projetos nas áreas da inovação, tecnologia, startups e softwares. Os investidores encontrarão municípios com vontade de ajudar”, externou. Ainda lembrou que as cinco cidades tem cerca de 5 milhões de habitantes e perto de 20 mil empresas com foco na inovação e tecnologia.

Algumas ações conjuntas já estão em andamento para o planejamento estratégico, bem como a definição de papéis e responsabilidades de cada parte. Uma delas é sobre a implantação da tecnologia 5G. Durante o painel, o prefeito de Joinville expôs que a Prefeitura está em vias de finalização de uma lei autorizativa para receber a tecnologia. O conteúdo da proposta será compartilhada com os demais municípios para encaminhamento de legislação similar. “A ideia era de que a implantação começasse pelas capitais, mas como várias sequer elaboraram lei própria, surgiu a oportunidade para outras cidades”, comentou o prefeito Adiló.

Botão Voltar ao topo