Cidades do RSRio Grande do Sul

Castramóvel de Santa Maria agora atende fêmeas encaminhadas por ONGs

O Castramóvel de Santa Maria agora atende fêmeas encaminhadas por ONGs. Inicialmente serão três instituições que fizeram o cadastro: a Amigos dos Animais, a Somos Pet e a Associação dos Amigos Protetores de Animais de Santa Maria (AAPASM).

O Castramóvel vai estar alocado na sede da Guarda Municipal, que fica na Rua Sete de Setembro, 910, no Bairro Nossa Sra. do Perpétuo Socorro, ao lado da Gare, ao fim da Avenida Rio Branco.

Segundo a médica veterinária da pasta, Patrícia Silveira, além do atendimento às ONGs, seguirá o serviço de cirurgias para pessoas que se cadastraram previamente.

“Um dia da semana serão castrados animais encaminhados por elas. São animais de rua que algum protetor vai oferecer lar temporário para a recuperação da cirurgia, ou de pessoas que não tenham condições de fazer a castração particular. Serão entre oito e dez animais por dia, conforme a demanda e andamento dos processos. Também serão atendidos também animais que foram cadastrados e vivem na região do entorno”, informa a profissional.

O atendimento do Castramóvel é destinado à fêmeas, que passam por ovariohisterectomia, que faz a remoção do útero e dos ovários do animal que, depois de passar pelo procedimento, não vai manifestar cio e ter gestação ou infecções uterinas. É importante lembrar que o cadastramento já encerrou, e a Secretaria de Meio Ambiente entra em contato com os tutores para o agendamento das cirurgias.

CASTRAMÓVEL

O investimento da Prefeitura de Santa Maria para o custeio do Castramóvel é de R$ 413.238,00. O valor é composto por recursos próprios, do Ministério Público, do Programa Melhores Amigos do Governo do Estado e de emenda impositiva do vereador Adelar Vargas.

O Castramóvel em si foi adquirido com recursos de emenda parlamentar articulada pelo deputado estadual Dirceu Franciscon junto ao deputado federal Ronaldo Nogueira. O material cirúrgico, os anestésicos e os medicamentos ficarão sob responsabilidade da empresa contratada.

Por enquanto, o Castramóvel é utilizado somente para fêmeas, pois elas costumam apresentar mais problemas reprodutivos, como tumores venéreos, infecções uterinas e neoplasias mamárias (câncer).

Botão Voltar ao topo