DestaqueNotícias

Atirador mata 19 crianças em escola no Texas, nos EUA

Pelo menos 19 crianças e dois adultos foram mortos depois que um atirador abriu fogo na Robb Elementary School, em Uvalde, Texas, uma cidade a cerca de 80 quilômetros a oeste de San Antonio. Este é o tiroteio em escola mais mortal desde a Sandy Hook Elementary, quando 20 crianças e seis funcionários foram mortos na cidade de Newtown, CT, em 2012.

O atirador de Uvalde, um homem de 18 anos que era natural da região, também morreu depois de ser ferido fatalmente pela polícia que estava respondendo ao ato. Ele estava armado com uma pistola e um rifle semiautomático AR-15, disse à polícia à CBS News.

Publicidade

Como as notícias de outro massacre de crianças pequenas inocentes nos Estados Unidos se espalharam pelas redes de TV e na Internet, os democratas exigiram que seus colegas republicanos os ajudassem a aprovar a reforma na legislação das armas.

Em comentários na Casa Branca, o presidente Biden disse: “Como nação, temos que perguntar quando em nome de Deus vamos enfrentar o lobby de armas?”

Publicidade

O senador democrata Chris Murphy, que representou Newtown como congressista, pediu aos legisladores que tomassem medidas. “Venho até aqui – literalmente de joelhos – para implorar aos meus colegas uma solução. Encontrem um caminho a seguir. Trabalhem conosco para encontrar uma maneira de aprovar leis que tornem isso menos provável ”, afirmou.

O senador republicano Ted Cruz, do Texas, chamou o tiroteio de “verdadeiramente horrível”, mas rejeitou os pedidos para a reforma na legislação das armas e, em vez disso, propôs a segurança intensificada nas escolas. O procurador-geral do Texas, Ken Paxton, sugeriu armar professores como uma solução em potencial.

As armas superaram os acidentes de carro como a causa número 1 da morte entre crianças em 2020, saltando quase 30% entre 2019 e 2020, de acordo com matéria publicada no New England Journal of Medicine. O tiroteio de ontem no Texas foi o 27º tiroteio em escola este ano, o que significa que ocorreu um aproximadamente a cada cinco dias em 2022.

Este incidente também foi apenas um dos vários tiroteios em massa em todo o país nas últimas duas semanas.

  • Milwaukee, WI: 21 pessoas ficaram feridas em três tiroteios no centro de Milwaukee em 13 de maio.
  • Buffalo, NY: 10 negros foram mortos e três feridos em um massacre racista em um supermercado no lado leste de Buffalo no sábado, 14 de maio.
  • Laguna Woods, CA: Um dia após o tiroteio em Buffalo, um homem foi morto e outros quatro feriram em um tiroteio em uma igreja de Taiwan.

E isso não inclui outra violência recente com uso de armas mortais. Neste fim de semana, um homem matou um funcionário de 48 anos, Daniel Enriquez, em um vagão de metrô de Nova York, no que a polícia está chamando de um ataque não provocado. O suspeito foi preso ontem.

Olhando para o futuro … A National Rifle Association (NRA) deve sediar sua reunião anual em Houston a partir de sexta-feira. O governador do Texas, Greg Abbott e o senador republicano Ted Cruz, estão programados para falar no evento.

Botão Voltar ao topo