EventosRio Grande do Sul

Torneio de Cães de Polícia Civil acontece em Sapiranga neste final de semana

Provas poderão ser acompanhadas pelo público no Parque do Imigrante

Será em Sapiranga, neste final de semana, o primeiro Torneio de Cães de Polícia Civil no Rio Grande do Sul, competição que receberá participantes de todo estado e internacionais. O evento terá início na sexta-feira (27), com abertura oficial às 14h30, na Delegacia de Polícia Civil.

As atividades seguirão no sábado (28) e no domingo (29), no Parque do Imigrante. A disputa será dividida nas modalidades de detecção de entorpecentes, busca e resgate, busca e captura e patrulha, sendo que todas receberão premiação de 1º, 2° e 3° lugar.

Publicidade

Atuando desde 2019 no município, os K-9, ou popularmente conhecidos como cães policiais, são cães criados e adestrados especificamente para ajudar a polícia e outras forças de segurança pública, atuando principalmente no farejamento de drogas e explosivos, localização de pessoas desaparecidas, encontro de provas de cenas de crime e, também, no ataque, captura e imobilização de suspeitos.

As provas serão supervisionadas por juízes especializados na área, como o sargento Roberto Cabrera, da Secretaria de Segurança Pública de Uruguaiana, agentes da Receita Federal, da Susepe de Santa Maria, bombeiros de Porto Alegre e um sargento da reserva cinófilo (especializado em adestramentos).

Publicidade

A competição será aberta ao público, que poderá acompanhar as provas em áreas delimitadas para não atrapalhar a dinâmica das provas e o desempenho dos competidores. Por medidas de segurança, os visitantes não poderão levar seus cães para as dependências do Parque do Imigrante.

O Torneio Cães de Polícia é uma realização do grupo Cães K-9 Detecção, de Uruguaiana, com apoio da Polícia Civil e da Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desporto.

Cronograma da competição:

27/05 – Sexta feira
14h30 – Cerimônia de abertura
16h – Preparação e prova de integração

28/05 – Sábado
9h – Prova de busca e resgate
16h – Prova de faro de entorpecentes

29/05 – Domingo
8h – Prova de cão de polícia
11h – Entrega de prêmios aos vencedores e encerramento

Botão Voltar ao topo