Cidades do RSRio Grande do Sul

Prefeitura de Santa Cruz do Sul firma parceria com empresa para descarte correto de bitucas de cigarro

Instalação de coletor de bitucas e palestra com Marcos Poiato integraram programação da Semana do Meio Ambiente do município

Durante a Semana do Meio Ambiente do município de Santa Cruz do Sul, a Japan Tobacco International (JTI), a Poiato Recicla e a Prefeitura lançaram, oficialmente, uma parceria que trará benefícios a toda sociedade: projeto que promove o descarte correto e reciclagem das bitucas de cigarro.

O evento aconteceu nesta quarta-feira (01), na sede da prefeitura, na presença de representantes da JTI, autoridades do município e Marcos Poiato, da Poiato Recicla. Para marcar o início da parceria, houve a instalação do primeiro coletor de bitucas, assinatura do Termo de Permissão de Uso de Espaço Público e palestra de Marcos Poiato sobre os impactos desse tipo de resíduo para o Meio Ambiente.

O projeto prevê a distribuição estratégica de pontos de coleta e a realização de campanhas de sensibilização e conscientização sobre o impacto negativo ao meio ambiente causado pelo descarte inadequado dos rejeitos de cigarro. Em seguida, todo o material coletado seguirá para reciclagem e será transformado em papel, a ser doado a entidades assistenciais para produção de itens como blocos de notas e artesanato. Alguns dos itens produzidos estavam em exposição e puderam ser conferidos de perto pelos presentes no evento.

“Esta cadeia de ações contribui efetivamente para o fortalecimento da economia circular, que promove o desenvolvimento econômico, priorizando insumos renováveis e recicláveis, além de proporcionar geração de renda a famílias em vulnerabilidade social”, afirma Gabriel Quiliconi, gerente de Assuntos Corporativos e Regulatórios, da JTI.

“A união JTI/Poiato Recicla nasceu da necessidade urgente de ações que promovam a sustentabilidade e proteção ambiental, além do comprometimento dos parceiros com a redução do impacto negativo causado pelo descarte inadequado dos rejeitos de cigarro ao ecossistema, reforçando o compromisso da JTI com os impactos do nosso negócio ao planeta’, completa.

O programa está sendo implementado, inicialmente, em Santa Cruz do Sul (RS), mas também está previsto para acontecer em Santa Catarina e, a partir dos resultados, poderá ser expandido para outras cidades do País.

Distribuição

Os coletores de bitucas estarão em pontos estratégicos da cidade, sendo:

  • Praça da Bandeira
    Três caixas coletoras
  • Praça Getúlio Vargas – em frente à matriz
    Duas caixas coletoras
  • Lago Dourado
    Uma caixa coletora
  • Avenida do Imigrante
    Uma Caixa coletora

Mensalmente, a Poaito Recicla recolhe o material depositado nesses coletores e encaminha para tratamento e reciclagem. As bitucas ganham nova vida em blocos de notas, cadernos, arranjos de flores e demais itens de artesanato que representam oportunidade de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Sobre a JTI

A Japan Tobacco International (JTI) é uma empresa internacional líder em tabaco e cigarro eletrônico, com operações em mais de 130 países. É proprietária de Winston, segunda marca mais vendida do mundo, e de Camel. Outras marcas globais incluem Mevius e LD. Também é um dos principais players no mercado internacional de cigarro eletrônico e tabaco aquecido com as marcas Logic e Ploom. Com sede em Genebra, na Suíça, emprega mais de 40 mil pessoas e foi premiada com o Global Top Employer por oito anos consecutivos.

No Brasil, são mais de 1,2 mil colaboradores em 8 Estados. A operação contempla a produção de tabaco – por meio de mais de 10 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra, processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de cigarros em mais de 20 Estados do Brasil. As marcas comercializadas são Winston, Natural American Spirit, Djarum, L.A e Camel, esta última também exportada para a Bolívia. É Top Employer Brasil desde 2018 e, em 2022, ficou em #1 no ranking nacional.

A JTI acredita na liberdade de escolha de seus consumidores. Por isso, disponibiliza amplamente informações sobre as consequências do tabagismo. Saiba mais em www.jti.com/brasil.

Fonte
Agência Race de Comunicação
Botão Voltar ao topo