NotíciasRio Grande do Sul

Produção de sabão ecológico une três gerações pelo Meio Ambiente

Secretário da pasta, João Osório Martins, é engajado nas causas ambientais e ensinou em oficina juntamente com a filha e neta a produzir sabão ecológico

A realização da Semana Municipal do Meio Ambiente 2022 tem um significado especial para o titular da pasta em Caxias do Sul. João Osório Martins desempenhou a mesma função em sete dos oito anos de governo Pepe Vargas, em sete dos oito anos de governo José Ivo Sartori, nos quatro anos de governo Alceu Barbosa Velho e é o atual secretário do Meio Ambiente na administração Adiló Didomenico.

O secretário João Osório Martins – Fotos: Rogério Pizzolatto

“Fui o secretário da primeira Semana do Meio Ambiente, há 24 anos, e sou o secretário, agora, da retomada, após dois anos de evento interrompido pela pandemia. As mudas de araucárias que plantamos naquela época, em uma área pública no bairro Cruzeiro, hoje estão formando uma pequena floresta. A questão ambiental é uma luta constante, mas acredito que com o passar dos anos, sempre ganhará força e será cada vez mais respeitada”, relata Osório.

Entre os servidores, uma característica do secretário que chama atenção é o engajamento direto nas ações desenvolvidas pela equipe. Osório já participou de mutirões de coleta de resíduos, já adotou dois cães, pretende adotar um espaço público e, neste sábado, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, se converteu em oficineiro.

Engenheiro químico de formação, ele recebeu cerca de 40 inscritos em uma sala de instrução no Mato Sartori, sábado (4) pela manhã, para ensinar como fabricar sabão ecológico. Mas não estava sozinho:

“Para mim foi um momento muito emocionante, porque eu fiquei apenas dando as instruções, no papel de professor. Quem pôs a mão na massa foram a minha filha Patricia Braz Martins, que seguiu meus passos e também se formou engenheira química e a minha neta, Caroline Martins Alves. Elas que foram as responsáveis pela demonstração prática do processo. Reunimos três gerações pelo Meio Ambiente do município, foi um momento histórico”, revelou o secretário.

O prefeito Adiló Didomenico e a vice-prefeita Paula Ioris participaram da oficina e receberam do secretário do Meio Ambiente uma barra do sabão ecológico que ele produz há mais de 10 anos.

Receita do Sabão Ecológico

INGREDIENTES:

  • 4 quilogramas de sebo
  • 2 litros de óleo de cozinha usado
  • 3 litros de água
  • 1 quilograma de soda
  • 5 litros de álcool Essência

MODO DE PREPARO

Misturar a soda na água, após, colocar o álcool. Em uma vasilha separada, derreter o sebo. Com o sebo derretido, colocar o óleo e sobre estes colocar a mistura de álcool e soda. Agitar lentamente por 15 min. Após aguardar esfriar, por até 4h, cortar em barras e utilizar. A quantia rende aproximadamente 10kg ou cinco barras de 500 g.

Fonte
Imprensa /PMCS
Botão Voltar ao topo