Geral

5 dicas para evitar acidentes com ferramentas elétricas em casa

Confira quais são os cuidados necessários para garantir que ninguém se machuque ou que o equipamento fique danificado.

A casa, os móveis e vários objetos precisam de manutenção constante, sendo que muitas vezes os próprios moradores podem se encarregar dos consertos. Por isso, é altamente recomendado que você tenha uma caixa cheia de utensílios e ferramentas que possam te auxiliar. Neste sentido as ferramentas elétricas são incríveis para facilitar a vida na hora de montar um móvel, ajustar ou reparar algum item em casa.

No entanto, a utilização de ferramentas elétricas ou manuais deve ser feita apenas por adultos. Mesmo quem tem prática no manuseio desses utilitários deve se precaver e prestar atenção a alguns cuidados básicos para evitar acidentes. Conheça algumas das principais dicas de segurança que vão te ajudar a não se machucar ou provocar uma situação desagradável.

1 – Sempre utilize Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A primeira coisa que deve ser feita é garantir a utilização dos equipamentos de proteção individual, ou seja: máscaras, luvas, óculos e aventais, por exemplo. Tudo isso ajuda a prevenir que alguma fagulha, poeira e materiais tóxicos entrem em contato com os olhos, nariz, boca e outras áreas sensíveis do corpo. Além disso, as luvas podem ajudar a não cortar as mãos e a proteger contra ingredientes corrosivos ou irritantes. Lembre-se de que botas e roupas reforçadas também são indicadas.

2 – Leia o manual de suas ferramentas elétricas

As ferramentas elétricas sempre acompanham manual de instrução para garantir o uso adequado. Siga todas as instruções do manual para garantir a sua segurança e a de todos os que moram com você. Ao obedecer ao que o fabricante recomenda também se garante o prolongamento da vida útil de seus utilitários. Se atente para as recomendações de segurança.

3 – Nunca segure as ferramentas elétricas pelo cabo

Outro hábito ruim que deve ser cortado é o de carregar ou segurar as ferramentas elétricas pelo cabo de energia. Saiba que isso pode deslocar componentes do objeto ou mesmo desligar fios e causar curto-circuito. Mais do que o prejuízo em danificar a ferramenta, existe o risco para a saúde.

4 – Não faça gambiarras

O brasileiro é mestre em “dar um jeitinho” nas situações. Por isso, pode utilizar ferramentas para diversos fins, mesmo que elas não tenham sido feitas para aquilo. Por mais que pareça adequado realizar tal gambiarra, a dica sempre é para nunca fazer isso. Sua atitude pode colocar a sua segurança e a segurança de outras pessoas em risco, inclusive de crianças.

5 – Não utilize roupas muito folgadas

Quando for manusear suas ferramentas, sempre use roupas mais justas. Não precisa ser peças apertadas, apenas camisetas e causas que não fiquem com sobras. Pois o tecido pode se enroscar nos equipamentos e causar sérios acidentes. Dependendo do tipo de ferramenta elétrica, o acidente pode ser bem grave.
Equipamentos que exigem maior precisão ou que necessitam de conhecimento técnico especializado devem ser feitos apenas por pessoas que sabem manuseá-los.

Botão Voltar ao topo