NotíciasRio Grande do SulVariedades

Novo Hamburgo lança o Portal do Turismo

Espaço divulga o setor e concentra informações sobre atrativos da cidade, sugestões na gastronomia e hospedagem

Viajar é uma das melhores experiências, conhecer lugares novos, ampliar conceitos e conhecimento a partir de sensações imediatas faz uma grande diferença na vida. Comemorar o Dia Nacional do Turista, neste 13 de junho, é uma forma de celebrar estas possibilidades e a Prefeitura de Novo Hamburgo embarca nesta data para apresentar uma nova ferramenta: o Portal do Turismo (https://turismo.novohamburgo.rs.gov.br/), mais uma ação promovida para desenvolver e divulgar o setor. O trabalho é organizado pela Diretoria de Turismo, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que destaca o importante papel do turismo no fortalecimento da economia local. Assim, o portal vem fortalecer essa visão e comprometimento.

O Portal do Turismo, também concebido em parceria com a Secretaria Municipal de Administração (Semad), foi construído como uma ferramenta moderna, intuitiva e de fácil acesso, onde o visitante encontra em um só lugar informações atualizadas sobre cada atrativo e sugestões de serviços relacionados a gastronomia e hospedagem; promovendo assim aqueles estabelecimentos que estão legalmente formalizados junto ao Ministério do Turismo – Cadastur e à Prefeitura. “Nossa cidade recebe mais de 100 mil hospedagens ao ano, e o uso das tecnologias está cada vez mais presente no cotidiano destes visitantes, implementá-las no setor do turismo é mais um passo para o desenvolvimento desta atividade tão importante para o município”, afirma a titular da Sedec, secretária Paraskevi Bessa-Rodrigues.

Para o diretor de Turismo, Deivid Schu, essa é uma demanda trazida pelos empreendedores do setor. “Finalmente conseguimos alcançar essa meta. Entre os 24 municípios do Rio Grande do Sul que integram as categorias A ou B no Mapa do Turismo Brasileiro, apenas 6 contam com um portal exclusivo e, Novo Hamburgo passa a ser mais um deste seleto grupo. Isso mostra o quanto estamos a frente e alinhados com as novas tendências de mercado”, considera o diretor.

Acessibilidade

Com um olhar atento para a promoção da acessibilidade, o Portal de Turismo contou com a colaboração da Associação dos Deficientes Visuais (Adevis), que avaliou o site por meio da associada Bianca Reis. Com essa avaliação, foi possível implementar novos recursos que facilitam o acesso e garantem que mais pessoas possam conhecer as belezas e Novo Hamburgo. “É uma ferramenta importante para o desenvolvimento econômico da cidade e a tecnologia está aí para fomentar isso, de fácil acesso, com história e acessibilidade”, completa o coordenador do setor de desenvolvimento de sites e portais, Marcelo Santos.

O Portal de Turismo pode ser acessado pelo link https://turismo.novohamburgo.rs.gov.br/ e além do visitante conhecer os melhores roteiros da cidade, ele ainda é convidado a interagir na plataforma por meio da Campanha “O turismo dos Teus Olhos”, na qual é possível enviar fotografias dos locais que mais aprecia em Novo Hamburgo, para compor a galeria permanente de imagens. É o hamburguense fazendo turismo na sua cidade e indicando a sua cidade para o visitante.

Fonte
Imprensa /PMNH
Botão Voltar ao topo