Esportes

Seleção brasileira inicia com 4 vitórias no Surf City El Salvador Pro

A quarta-feira (15) amanheceu com boas ondas de 3-4 pés para dar a largada no Surf City El Salvador Pro. A seleção brasileira começou com quatro vitórias nas direitas de Punta Roca, em La Libertad.

Gabriel Medina e Yago Dora estrearam com os recordes do dia e Filipe Toledo e Caio Ibelli também passaram direto para as oitavas de final. Os outros quatro vão disputar a repescagem, mas Tatiana Weston-Webb já saiu da briga pelo título desta sétima etapa do World Surf League (WSL) Championship Tour 2022.

O Surf City El Salvador Pro tem até a próxima segunda-feira para ser encerrado e três dias depois começa o prazo do Oi Rio Pro em Saquarema, que vai até 30 de junho no Rio de Janeiro. A etapa brasileira do CT vai abrir a reta final da batalha pelas vagas para a decisão dos títulos mundiais da temporada no Rip Curl WSL Finals em Trestles. Depois do Brasil, só tem as etapas da África do Sul e do Taiti, para definir os top-5 e as top-5 do ranking.

Etapa feminina

Na quarta-feira em El Salvador foram disputadas dezesseis baterias no point break de direitas de Punta Roca, as oito da primeira fase masculina, as quatro da rodada inicial e mais quatro da repescagem feminina. A brasileira Tatiana Weston-Webb estreou no primeiro confronto do dia e terminou em último lugar contra a norte-americana Lakey Peterson e a havaiana Gabriela Bryan.

Depois, Tatiana competiu na bateria que fechou a quarta-feira e decidia a última classificação para as quartas de final do Surf City El Salvador Pro apresentado pela Corona. A brasileira novamente não achou boas ondas para mostrar o seu surfe, enquanto a heptacampeã mundial Stephanie Gilmore conseguiu a sua maior nota na temporada e das mulheres nas direitas de Punta Roca, 8,73. Com ela, eliminou Tatiana Weston-Webb por 14,40 a 9,13 pontos.

Yago Dora

Etapa masculina

A competição masculina começou bem para a seleção brasileira da WSL. O catarinense Yago Dora reforçou o time mais uma vez, substituindo o contundido Seth Moniz, do Havaí, como no Quiksilver Pro G-Land. Yago arriscou um aéreo reverse invertido incrível de frontside, voou muito alto e conseguiu completar a manobra, aterrissando com segurança. Os juízes deram nota 9,00, a maior do dia, para ele superar o australiano Ethan Ewing por 14,27 a 14,00 pontos, com o sul-africano Jordy Smith ficando em último com 10,73.

A segunda vitória brasileira foi conquistada pelo vice-campeão mundial Filipe Toledo, que também usou os aéreos para derrotar o norte-americano Nat Young e Bryan Perez, de El Salvador, por 13,83 pontos. Filipe competiu logo após Samuel Pupo ter ficado em último no confronto vencido pelo atual vice-líder do CT 2022, o australiano Jack Robinson.

Logo após a estreia vitoriosa de Filipe Toledo, o campeão mundial e medalha de ouro nas Olimpíadas, Italo Ferreira, foi mandado para a repescagem por uma pequena diferença de 11,84 a 11,17 pontos para o australiano Jackson Baker. Mas, as duas baterias seguintes foram vencidas por brasileiros.

Caio Ibelli derrotou os norte-americanos Griffin Colapinto e Jake Marshall, enquanto o tricampeão mundial Gabriel Medina fez o maior placar da primeira fase, 14,50 pontos, contra Jadson André e o australiano Callum Robson.

Repescagem

Enquanto Filipe Toledo, Gabriel Medina, Caio Ibelli e Yago Dora já estão nas oitavas de final do Surf City El Salvador Pro, a outra metade da seleção brasileira vai tentar aproveitar a segunda chance de classificação na repescagem. Os dois conterrâneos do Rio Grande do Norte serão os primeiros a competir. Jadson André está na segunda bateria com o australiano Callum Robson e Italo Ferreira na terceira com Joshua Burke, de Barbados.

Depois, tem os irmãos Pupo disputando as últimas vagas para as oitavas de final. Miguel entra na penúltima bateria com o norte-americano Jake Marshall e o Samuel fecha a repescagem com o australiano Connor O`Leary. Quem perder agora, termina em 17.o lugar na primeira etapa do WSL Championship Tour em El Salvador, marcando apenas 1.330 pontos no ranking. E quem passar para as oitavas de final, já aumenta essa pontuação para 3.320.

O Surf City El Salvador Pro apresentado pela Corona está sendo transmitido ao vivo de Punta Roca pelo Globoplay e SporTV e World Surf League no link e Aplicativo e YouTube da WSL. O fuso horário de El Salvador é de 3 horas a menos do Brasil, então 7h00 em La Libertad, são 10h00 no fuso horário de Brasília. Esta sétima etapa do WSL Championship Tour é patrocinada por Surf City, Corona, El Salvador Tourism, SHISEIDO, Pura Vida, Red Bull, Oakley, Hydro Flask e Expedia.

Botão Voltar ao topo