Negócios

Seu currículo atrai os recrutadores certos?

Com um currículo bem estruturado, o candidato tem maior possibilidade de se destacar dos demais concorrentes. O documento, na grande maioria das vezes, ainda é o primeiro contato que o recrutador terá com o participante, por isso é importante que o candidato busque passar uma boa impressão. Para auxiliar na elaboração de um material rico e com informações relevantes, Augusto Júnior, da Eureca, separou algumas dicas para quem está começando agora sua carreira. Confira:

1. Inovação

Em meio um mar de papéis brancos e fontes clássicas, um design diferenciado pode capturar a atenção do recrutador. Um currículo visualmente elaborado é agradável ao olhar e pode ajudar o recrutador a se lembrar do candidato depois. Para algumas carreiras que envolvem criatividade e inovação, um layout bonito pode ser um grande diferencial. “Mas lembrem-se, sem exageros”, destaca Augusto Júnior.

2. Curriculum Vitae

Atualmente, as palavras “Currículo” e “Currículum Vitae”, são tratados como sinônimos. Porém, enquanto o primeiro é reservado para informações mais formais envolvendo instituições e objetivos, o segundo acaba sendo mais humanizado. “Currículum Vitae significa percurso de vida e vai muito além das empresas que você passou e dos cursos que você fez” explica Augusto. Para o Curriculum Vitae, o conselho do profissional é que os candidatos deixem claro suas experiências e aprendizados que considerem ter sido destaque e diferencial.

3. Seja Conciso

Após a dica acima, o candidato pode acabar se empolgando no momento de atualizar o seu CV e deixá-lo extenso. O recrutador não têm tempo para ler muitas informações sobre a vida do candidato. Então, é importante que o interesse do empregador seja capturado logo no começo da leitura. O desafio então envolve manter a concisão e fazer um documento completo sobre todas as competências do aspirante a vaga, aponta Augusto. Palavras-chave são bem vindas, assim como parágrafos curtos. A descrição minuciosa sobre as experiências pode se tornar uma conversa na entrevista presencial.

4. Linkedin

Hoje, o candidato pode perder oportunidades ao não ter um currículo atualizado no Linkedin. Em 2017, a rede social já contava com mais de 20 milhões de usuários no Brasil. De maneira fácil e rápida, o candidato consegue ter um grande instrumento para divulgar o seu trabalho atual e anteriores. Por estar na internet, a possibilidade de alcançar pessoas acaba superando o currículo impresso. Além disso, a facilidade de fazer networking é um dos pontos fortes.

5. Enriquecimento pessoal

Atualmente, há muitas consultorias presentes no mercado que podem ajudar na evolução pessoal. Além de processos de estágio e trainee, muitas delas possuem programas e trilhas de desenvolvimento, além de trabalhar com conteúdos em blogs voltados ao crescimento pessoal e profissional. Essas oportunidades podem auxiliar a criar habilidades diferenciadas no currículo.

Botão Voltar ao topo