Gastronomia

Como salgar a carne de churrasco

Preparar um bom churrasco para os amigos é o desejo de todo churrasqueiro.

Mas por se tratar de um preparo tão democrático, o dilema é como conseguir agradar todos os convidados. Para garantir a qualidade na hora de assar a carne, é preciso estar atento a diversos detalhes, desde o tipo da carne a ser escolhida até o tempo certo de grelha. Mas uma das principais dúvidas para quem resolve “enfrentar” a churrasqueira fica por conta dos sais e temperos para a carne.

O tempero que agrada a sua família é o tempero certo

Para o mestre churrasqueiro Gerson Almeida, do Clube da Carne, de Curitiba, não existe “maneira certa” de fazer churrasco, mas sim a maneira que agrada quem vai consumir a carne, ainda mais quando o assunto são os sais e temperos. “O tempero que agrada a sua família é o tempero certo. É o segredinho daquela erva que a nossa vó colocava que dava o sabor especial. Mas é claro que existem alguns pequenos cuidados, que devem ser respeitados para não ‘passarmos’ do ponto no tempero”, explica o especialista.

A escolha de carnes de qualidade é o melhor caminho para o sucesso do seu churrasco

De acordo com Gerson Almeida, não existem uma ordem exata na hora de salgar a carne, o que manda é a experiência do churrasqueiro, por exemplo, se deixarmos para salgar o preparo após assar deve-se ter em mente que a carne ira reter menos sal, pois a absorção será menor pelo fato da carne já estar selada.  No Brasil, é mais comum a utilização do sal grosso e do sal fino na hora de temperar as carnes.

A diferença está no tamanho das partículas e na sua absorção, quanto menores as partículas, maior o cuidado na hora de salgar a carne, já que elas derretem mais facilmente e podem estragar a carne quando colocadas em excesso. “Muito cuidado ao usar sal grosso. Ele deve ser colocado instantes antes de levar a carne ao fogo, caso contrário, irá desidratar o corte e deixá-lo muito salgado”, detalha o churrasqueiro.

Além dos sais tradicionais, os temperados também contribuem para o churrasco perfeito

Uma dica especial do profissional é a utilização do sal parrilla (entrefino), um meio termo entre o grosso e o fino, muito utilizado em países como Argentina e Uruguai. Para o especialista, na hora de escolher o sal é importante ficar atendo às fibras da carne. Quanto mais aberta, com mais gorduras entre elas, é indicado a utilização de sais mais grossos para que a carne não fique salgada demais. “O bife de chorizo, por exemplo, possui o grupo muscular mais fechado podendo ser utilizado o sal entrefino”, comenta Gerson. Além dos sais tradicionais, os temperados também contribuem para o churrasco perfeito. “O uso do limão junto com o sal, por exemplo, dá um sabor especial às carnes suínas e aves. As ervas frescas vão muito bem com alguns cortes e podem realçar o sabor, com destaque para salsinha, cebolinha, tomilho, alecrim, manjericão e manjerona”, sugere.

O churrasco permite muitas variações em tipos de carne e na forma do preparo

Para quem quer mais facilidade, a outra dica do mestre churrasqueiro faz referência a utilização dos sais temperados, prontos para serem utilizado. “Existe uma variedade legal de sais temperados no mercado, eles ajudam a dar aquele sabor especial ao seu churrasco”, comenta. De olho neste mercado em franca expansão, algumas marcas têm oferecido diversos itens muito interessantes.

A Smart Temperos, por exemplo, oferece uma linha exclusiva de temperos especiais para churrasco. São 8 opções exclusivas, entre eles sais entrefinos para churrasco, fumaças líquidas em 2 opções (Pecã e Nogueira) e sais temperados (Sal Rosa Temperado Chimichurri, Sal Rosa Temperado Carne, Sal Rosa Temperado Frango, Sal Rosa Temperado Chilli, Sal Rosa Temperado Ervas, Sal Rosa do Himalaia para Churrasco e Sal Marinho para Churrasco).

Para finalizar, a grande dica é: experimente, ouse e crie! “Use sua criatividade e da paixão pelo fogão e pela brasa, para preparar o churrasco especial do final de semana. O churrasco é democrático, novas experiências trazem novos sabores, cortes e momentos. O sucesso só vem com muito treino. Então, acenda o fogo e vá criar”, completa Gerson Almeida.

Botão Voltar ao topo