Geral

Como ajudar o desenvolvimento natural do seu filho dentro de casa

Para quem não conhece, o Método Montessori é o nome que se dá a teorias e práticas criadas por Maria Montessori no século XIX. A base de seus ensinamentos diz que a educação deve se desenvolver com base na evolução da criança. E esse desenvolvimento é em fases, onde cada época tem alguma necessidade predominante.

Um dos pilares de Montessori é o “Ambiente Preparado”, que mostra o quanto é importante a criança interagir com o ambiente que a cerca. O ambiente deve ser preparado para que “ajude” a criança. Tudo deve estar ao seu alcance, para que ela desenvolva habilidades de acesso, organização, descobertas naturalmente.

Uma cama baixa, um armário onde ela possa visualizar e pegar suas roupas, o espelho para que ela se reconheça e perceba suas diferenças em relação aos pais, uma barra de apoio para aprender a se equilibrar…. Essa proposta da Viscondesconde reflete bem o que deve ser um ambiente preparado.

A cama está na altura do chão, o armário com algumas roupas que a criança gosta de utilizar está do tamanho dela, mesa, cadeira estão adequados a fase infantil, e o organizador permite que a criança tire o brinquedo e o coloque de volta ao usar. O móvel de madeira também vai de encontro à filosofia, de valorizar o natural.

Falando em brinquedos, há diversas opções educativas e que estimulam os sentidos da criança. A marca alemã NUK tem uma linha exclusiva com essa proposta. Aliás, a melhor forma da criança evoluir é brincando. A Linha Plush Toys é divida em Forest e Pool Party, e os personagens, são animais fofos que a criança identifica rápido: coruja, urso, elefante e hipopótamo.

Pelúcia Musical estimula os sentidos da criança através de cores alegres e diferentes texturas, além de possuir uma agradável melodia para proporcionar um sono tranquilo ao seu filho.

Já a Pelúcia e Móbile de atividades possui chocalho, mordedor, espelho, buzina, além de cores alegres e diferentes texturas para ajudar no desenvolvimento e coordenação do seu filho através do estímulo dos sentidos (visão, audição, tato e paladar).

Naninha ajuda a criança a desenvolver vínculo afetivo com seu primeiro amiguinho, e o Divertido Cubo com chocalho, mordedor, espelho e buzina, além de cores alegres e diferentes texturas também ajudam no desenvolvimento e coordenação do seu filho.

Tapete de Atividades é ideal para acompanhar um quarto Montessori, pois a criança fica no chão brincando. Tem diversos itens como espelhos, cores, chocalhos e materiais crocantes que estimulam e encantam as crianças.Criar um ambiente seguro e que estimule o desenvolvimento dos seus filhos é muito simples. Ter um local em que a criança se sinta protagonista do seu próprio espaço e crescer intelectualmente a cada fase da vida faz, certamente, toda diferença na sua formação.

Botão Voltar ao topo