Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Pelotas vai retomar a castração de animais

Pelotas vai retomar a castração de animais. A prefeita Paula Mascarenhas assinou, nessa quarta-feira (6), um termo de colaboração com a ONG SOS Animais. Serão 350 operações mensais, previstas no contrato para serem realizadas durante nove meses, e, após esse período, serão feitas 300 intervenções por mês, no período de três meses, o que vai totalizar 4.050 castrações durante um ano.

A iniciativa será destinada a pessoas em situação de vulnerabilidade social e protetores de animais, os quais passarão por cadastro feito pela Prefeitura.

O processo integrará o programa de Controle Populacional e será gerenciado pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), em parceria com a Ouvidoria, que irá realizar o cadastramento dos animais de pessoas vulneráveis e protetores. Caberá à SQA executar a triagem dos animais e encaminhá-los à entidade responsável pelas castrações.

“Foram muitas as dificuldades, de todas as ordens, que nós tivemos para retomar esse processo de castrações após a pandemia, então hoje é um dia muito especial para todos nós, em que finalmente assinamos o termo, vencemos todas as etapas e dificuldades e vamos poder retomar uma política pública de extrema importância no município”, destacou Paula durante a assinatura.
A gestora municipal também conheceu e avaliou as políticas públicas e ações de Bem-Estar Animal da SQA durante o encontro.

Participaram da reunião a chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum, o secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer – cuja pasta irá coordenar o processo -, a coordenadora do Bem Estar Animal, Fabiane Peter, e o diretor da Ouvidoria do Município, Tauã Ney, setor que será responsável pelo cadastro daqueles beneficiados pelo termo.

Botão Voltar ao topo