Cidades do RSEventosRio Grande do Sul

Santa Maria sedia Feira Internacional do Cooperativismo

Evento internacional volta ao formato presencial no Centro de Referência em Economia Solidária e espera mais de 60 mil pessoas de 15 a 17 de julho.

Faltam poucos dias para os olhos do mundo se voltarem para Santa Maria em termos de cooperativismo. Grande festa da economia solidária da América Latina, com o tema “Construindo a Sociedade do Bem Viver: por uma Ética Planetária”, a 28ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) ocorrerá de 15 a 17 de julho, no Centro de Referência em Economia Solidária. A Prefeitura é apoiadora do evento com a destinação de emendas parlamentares, serviço de segurança, por meio da Guarda Municipal, e de organização do trânsito, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Para realizar um evento deste porte, a Feicoop tem auxílio de, aproximadamente, R$ 450 mil em emendas impositivas que chegam por meio da Prefeitura. A destinação vem dos deputados federais Paulo Pimenta e Elvino Bohn Gass, e dos vereadores Valdir Oliveira, Maria Rita Py Dutra, Ricardo Blattes, Paulo Ricardo Pedroso, Getúlio de Vargas e Tubias Calil. As emendas dos vereadores somam R$ 102.927,92.

Para José Carlos Peranconi, o Zeca, que coordena o Projeto Esperança/Cooesperança, a Feicoop trata-se de um grande espaço de articulação, debate, troca de ideias, experiências de comercialização solidária direta dos empreendimentos da economia solidária, da agricultura familiar camponesa, das agroindústrias familiares, dos catadores, dos povos indígenas, dos trabalhadores do campo e da cidade.

Além da comercialização de produtos, a Feira será marcada por palestras, encontros, seminários e oficinas. O segmento cultural também se dará por meio de apresentações artísticas presenciais e online. A programação completa da 28ª Feicoop deve ser divulgada no início da próxima semana.

Este ano, a 28ª Feicoop recebe, também, a 6ª Plenária de Economia Solidária, de 12 a 14 de julho, que deve reunir em torno de 300 pessoas de todo Brasil.

O QUE É A FEICOOP?

A Feicoop ocorre tradicionalmente no Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, na Rua Heitor Campos, atrás da Basílica Nossa Senhora Medianeira. Nos pavilhões, o público poderá encontrar produtos hortifrutigranjeiros e de agroindústrias e artesanato, além de debates e painéis voltados à economia solidária. Realizada há quase 30 anos, a feira costuma atrair caravanas de outros Estados e países da América Latina. Segundo a organização do evento, na última edição, cerca de 60 mil pessoas passaram pela Feicoop.

A 28ª Feicoop é promovida pelo Projeto Esperança/Cooesperança, braço da Arquidiocese de Santa Maria; Prefeitura Municipal de Santa Maria; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

Via
Rodrigo Ricordi
Fonte
PMSM  
Botão Voltar ao topo