Geral

Melhores raças de cão-guia

O cachorro pode ser um ótimo companheiro e amigo para todos os dias, mas além de ser muito fofinho e divertido, ele também pode ter responsabilidades sociais muito importantes, ajudando pessoas no dia a dia como um cão-guia, por exemplo.

Os cães-guia são perfeitos para ajudar pessoas com deficiência visual, para que elas possam se locomover para qualquer lugar com muito mais independência e segurança. Além dos pets serem ótimos guias, eles também se tornam os melhores amigos de seus tutores, tornando a ajuda no dia a dia muito mais fiel e divertida.

Cada cão possui uma habilidade e personalidade diferente, uns são mais centrados outros já são brincalhões demais, e por esse motivo nem todos os cães podem receber essa responsabilidade de cão-guia.

Treinando um cão para ser cão-guia

Por mais que o pet seja bem treinado, nada irá adiantar se o tutor não possui confiança nele, e na maioria dos casos, a relação de dependência de ambos fica dividida em 50%, completando cem por cento quando ambos estão juntos se aventurando por aí.

Como foi dito anteriormente, cada cachorro possui suas características, e para essa tarefa de responsabilidade você deve optar por cães mais sociáveis, porque eles passaram boa parte do tempo junto com seus tutores e encontrando mais pessoas ao longo do caminho, então é importante que o cão não fique com medo ou acabe querendo só defender o seu tutor, mas sim, que fique tranquilo e focado no seu trabalho.

Para ser um cão-guia, o adestramento deve ser introduzido na vida dele desde pequeno, pois nessa fase o pet tem mais facilidade para aprender todos os comandos de forma mais rápida e simples. Mas se você tem um pet adulto e quer treiná-lo para esta tarefa, não será impossível, mas o tempo de treinamento será maior, dependendo da personalidade dele.

Raças indicadas para serem ser cães-guia

As raças mais comuns para essa tarefa são os Pastores Alemães, Golden Retrievers e os Labradores. Isso porque essas raças são muito protetoras, focadas e possuem uma doçura sem igual, mas é importante lembrar que cada um possui sua personalidade, então eles irão desempenhar seus trabalhos de formas diferentes.

Muitas pessoas que já tiveram vários cães guias na vida, conseguiram perceber que cada raça de cão tem sua maneira exclusiva de trabalhar, mesmo que eles tenham tido o mesmo treinamento.

Cada pet tem seu comportamento próprio, mas a forma como ele vai trabalhar também será adaptada de acordo com o comportamento do tutor, dessa forma ele vai adaptando e escolhendo os melhores jeitos para guiar seu melhor amigo humano em todos os tipos de situações.

Labrador

O Labrador gosta de chegar no seu obstáculo para por fim tomar uma decisão, o que pode acabar acontecendo mudanças inesperadas no meio do caminho, esperando que seu tutor consiga o acompanhar durante o trajeto e durante essas mudanças inesperadas.

Mas acima disso esses cães são bem confiantes e estão procurando sempre fazer um bom trabalho, fazendo-o sempre entusiasmados e muito felizes com seus tutores.

Golden Retriever

Os Golden Retrievers são muito cuidadosos e adoram refletir sobre suas escolhas antes de dar o primeiro passo, por isso, quando estão no trabalho e encontram algum obstáculo eles gostam de parar e pensar na melhor alternativa, pensando com muito cuidado no que será melhor para o seu tutor e para ele.

Algumas pessoas que já assistiram de fora como eles trabalham, relatam que parece que eles estão pensando em todas as coisas que podem acontecer para cada escolha, por isso eles param e pensam no que fazer primeiro, priorizando sempre o bem estar dos seus tutores.

Pastor Alemão

O Pastor Alemão se mostra um cão muito inteligente e extremamente preparado e diferente dos dois cães citados acima, ele consegue identificar seu obstáculo com antecedência, pensando assim em uma alternativa para passar por ele com mais agilidade. Não fazem mudanças drásticas ou muito repentinas quando avistam um obstáculo, nem mesmo precisam de um tempinho pensando em como irão solucioná-lo.

Botão Voltar ao topo