NotíciasRio Grande do Sul

Novo Hamburgo lança Sacolas Literárias para alunos da rede municipal

Kits com livros variados podem ser levados para casa estimulando a leitura em família

A Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo utiliza o programa Tear de Histórias – Leituras em Rede para auxiliar na formação de estudantes leitores. Como estratégia para ampliar a atuação da proposta, na última semana a SMED lançou mais uma importante estratégia.

Sacolas Literárias

A partir das Sacolas Literárias, as crianças e estudantes matriculados nas escolas municipais terão a oportunidade de levar para casa um conjunto de livros com diferentes temáticas e gêneros literários para que sejam apresentados para toda a família. As Sacolas Literárias foram apresentadas aos diretores das escolas e já estão sendo entregues nas instituições.

Kits

Para contemplar todas as turmas das 90 escolas municipais, foram adquiridos cerca de 12 mil exemplares que serão acomodados em 2.300 Sacolas Literárias. Os kits foram organizados levando em conta a faixa etária dos estudantes e também incluem livros voltados aos adultos. Cada escola definirá os detalhes de revezamento e tempo de permanência da sacola com a família. A proposta é que, ao receber o material, a comunidade desperte e reforce o interesse pela leitura.

As primeiras Sacolas Literárias repletas de livros foram entregues pela secretária de Educação Maristela Guasselli e pelo coordenador do Núcleo de Formação Continuada e idealizador do programa Carlos Bach na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Darcy Borges de Castilhos e na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Peixinho Dourado, ambas no bairro Liberdade. Ao receberem os kits, as crianças comemoraram ao ver os livros que serão levados para casa.

Obras premiadas

Os livros escolhidos para rechear as Sacolas Literárias foram definidos a partir de consultas aos próprios professores e durante os encontros de Mediação de Leitura. Entre as obras que circularão pelas casas da cidade, as famílias encontraram alguns títulos premiados. É o caso dos livros “Obrigado”, de André Neves, vencedor como Melhor Livro de Poesia no Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil; “Torto Arado”, de Itamar Vieira Júnior, que venceu o Prêmio Jabuti de Romance Literário e “Olhos d’água”, de Conceição Evarisco, também ganhadora do Prêmio Jabuti na categoria Contos e Crônicas.

Botão Voltar ao topo