Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Shopping Pelotas e Grupo Pró-Doação de Órgãos e Tecidos promovem Loja do Bem

Iniciativa visa tirar dúvidas e conscientizar sobre a importância da doação de órgãos

De 15 a 31 de julho, a Loja do Bem do Shopping Pelotas recebe o Grupo Pró-Doação de Órgãos e Tecidos em uma ação de conscientização fundamental para a continuidade da vida. Motivados pela luta do ex-diretor do Instituto de Ensino CEFET, Edelbert Kruger, que está na fila de espera pela doação de um pulmão há mais de um ano, a iniciativa visa unir forças com diversos parceiros para informar a população sobre o processo de doação de órgãos.

Até o fim do mês, os clientes do shopping poderão esclarecer suas dúvidas, encontrar folders informativos e conhecer mais sobre o ato de ser doador, que possibilita salvar até oito vidas a partir de apenas uma pessoa.

O Grupo Pró-Doação de Órgãos e Tecidos surgiu com a coordenação geral de Nívio e Laura Tonial, do Rotary Princesa do Sul, e já mobilizou diversas instituições pelotenses em atos em prol da causa da doação. Além das iniciativas regionais, Kruger também é protagonista em campanhas de conscientização a nível estadual, mesmo em meio aos tratamentos e exames rotineiros em Porto Alegre. Um dos principais objetivos do grupo é informar a população sobre as autorizações familiares, que são necessárias para ser doador de órgãos, assim como desconstruir ideias de senso comum e buscar soluções para a adesão da população à causa.

Fila de espera

Atualmente, 3.078 gaúchos e mais de 63 mil brasileiros aguardam na fila de transplantes. A doação de órgãos, segundo a legislação, pode ocorrer de duas formas: com o doador vivo, que concorda com a doação de um dos rins, parte do fígado, da medula óssea ou do pulmão, e ainda nos casos de falecidos diagnosticados com morte encefálica irreversível. Neste último, a família decide pela doação das córneas, rins, fígado, coração, pulmão, pâncreas, entre outros órgãos, e por isso a conscientização em comunicar à família e o respeito à vontade do indivíduo após a morte é tão importante.

SERVIÇO:
O que: Loja do Bem do Grupo Pró-Doação de Órgãos e Tecidos
Data: 15 a 31 de julho

Botão Voltar ao topo