Gastronomia

A tradição dos doces portugueses

É praticamente impossível resistir às delícias portuguesas, graças à sua rica gastronomia, que traz um gostinho de história em cada mordida. Na região do Centro de Portugal, por exemplo, habilidosas freiras deram origem a algumas das sobremesas mais saborosas de Portugal.

O delicioso Pão de Ló de Ovar

Assim como em boa parte do país, os antigos conventos da região do Centro contribuíram para a diversidade gastronômica. Essa tradição se espalhou por todas as cidades, indo desde o litoral até a fronteira com a Espanha. Prova disso são os famosos ovos moles de Aveiro, com seus ingredientes simples que incluem água, açúcar e gemas de ovos, que conquistam os visitantes com seu sabor intenso, que sobrevive por séculos.

Os ovos são parte fundamental de praticamente todas as receitas, incluindo o curioso salame de chocolate. Feito com bolacha Maria, manteiga, açúcar e gemas de ovos, é o aperitivo ideal para o lanche da tarde ser muito mais gostoso. Se preferir formas diferentes desses doces típicos, em Aveiro é possível adquirir algumas em “versão sorvete”, como os já citados ovos moles de Aveiro ou o consagrado pastel de nata.

Pastéis de Tentúgal

Coimbra, principal cidade da região, também oferece opções de quitutes de dar água na boca, como os pastéis de Tentúgal, criados no século 19, e as Queijadas de Pereira, cuja primeira referência data de 1513. As brisas do lis, naturais de Leiria, são os ancestrais do tradicional quindim brasileiro, com a diferença de que a base da versão portuguesa são amêndoas, e não coco.

Os ovos moles são um doce tradicional da cidade de Aveiro – Créditos: Centro de Portugal

Outra iguaria imperdível do Centro de Portugal é o pão de ló de Ovar, marca registrada da cidade de Ovar. Preparado com os tradicionais ingredientes da culinária conventual, sua massa permanece úmida e o recheio transborda com cores fortes e que enchem os olhos.

Botão Voltar ao topo