PublieditorialTecnologia & Inovação

Como o novo modo Lockdown da Apple para iPhone ajuda na Cibersegurança

Saiba o que é o novo Lockdown Mode divulgado pela Apple, o que ele faz, como funciona e como isto ajuda na proteção de usuários de iPhone.

Com uma infinidade de ameaças, investir em segurança cibernética nunca é demais. E o novo modo de Lockdown criado pela Apple especialmente para iPhone tem como objetivo tornar a vida dos usuários ainda mais segura.

Junto com outras ferramentas adicionais (como VPN para iOS, por exemplo), este novo mecanismo contribui para reduzir vulnerabilidades.

Segurança em primeiro lugar

A Apple tem a segurança digital como um dos carros-chefes da marca. Produtos como iPads, iPhones e Macbooks são sinônimo de integridade e confiabilidade para uma legião de entusiastas da marca.
No início de julho deste ano, a Apple anunciou um novo recurso chamado de Lockdown Mode, projetado para combater tentativas de hacking mais agressivas, como o malware Pegasus (um spyware desenvolvido especialmente para atingir dispositivos iOS).

A empresa também anunciou uma recompensa de US$ 2 milhões de dólares para quem identificar bugs em iPhones como um estímulo adicional para aprimorar a segurança do sistema.

O que é o Lockdown Mode?

A Apple anunciou que o Lockdown Mode é um modo que ativa proteções “extremas” para os dispositivos, o que inclui bloqueio de anexos e pré-visualização de links em mensagens, proteção contra tecnologias de hacking via navegadores web e chamadas no FaceTime feitas por números desconhecidos.

Aparelhos da Apple também não vão aceitar conexões com periféricos a menos que o aparelho esteja desbloqueado, e usuários não vão poder instalar software de gerenciamento remoto enquanto o modo de Lockdown estiver ativo.

O novo recurso já está em fase de teste de software e será disponibilizado ao público como parte do iOS 16, do MacOS Ventura e do iPadOS.

Como habilitar o Lockdown Mode no iOS 16

Você pode baixar o iOS 16 na fase beta de testes caso seu aparelho seja compatível com os dispositivos listados pela Apple para o novo sistema.

Depois, é só ir até Settings, depois Privacy & Security, Lockdown Mode e tocar em Turn on Lockdown Mode, depois em Turn On & Restart. Pronto, o modo Lockdown já vai ficar ativo no seu aparelho.

Seu iPhone vai reiniciar automaticamente com o novo modo já ativo. Ao navegar usando o Safari, você também vai conseguir visualizar que o Lockdown Mode (ou Lockdown Ready), o que significa que o recurso também está ativo no navegador.

Melhorias adicionais

Junto com o novo Lockdown Mode, a Apple também anunciou um investimento de US$ 10 milhões de dólares para o Dignity and Justice Fund (“Fundo para Dignidade e Justiça”), como uma forma de colaborar com investimentos em segurança digital para melhorar a privacidade online especialmente de ativistas de direitos humanos.

As melhorias em cibersegurança anunciadas pela Apple vêm em um contexto de crescimento de vulnerabilidades contra empresas, governos, organizações independentes e ativistas, além de usuários em geral.

E o cenário se torna ainda mais grave quando ameaças como o Pegasus (diferente de outras ciberameaças de ransomware e vírus tradicionais, que se disseminam de forma mais indiscriminada) aparecem no cenário com o objetivo de coletar informações de modo silencioso não só para grupos de hackers, mas para órgãos de governo.

Representantes da Apple disseram que o objetivo é buscar o equilíbrio entre a usabilidade dos dispositivos e níveis mais elevados de proteção, o que inclui restrições para aplicativos que usam interações em páginas web.

Como tornar seu iPhone ainda mais seguro

Além dos recursos de segurança pré-instalados no seu iPhone, você pode adotar algumas ferramentas adicionais para torná-lo ainda mais protegido e confiável, como software de terceiros que ajudam a proteger suas informações e seus dados.

Entre estas ferramentas, software de VPN é uma das mais recomendáveis. Há várias opções de VPN inclusive para iOS. Elas criam uma conexão pessoal virtual com criptografia do fluxo de dados na sua conexão, tornando seu dispositivo menos vulnerável e mais protegido contra intromissões de terceiros.

Além disto, usar um bom app antivírus ajuda a diminuir vulnerabilidades como o Pegasus e outros tipos de malware. E é essencial tomar muito cuidado com qualquer link e anexo para evitar cair em golpes de phishing e ransomware.

Prevenção é o melhor remédio

Iniciativas como o modo Lockdown da Apple são muito importantes para melhorar a segurança dos usuários, mas as ameaças digitais dependem cada vez mais do comportamento dos próprios usuários.

Não compartilhar senhas com terceiros, deixar o aparelho bloqueado, não abrir mensagens e anexos enviados por desconhecidos e jamais instalar qualquer coisa sem verificar a autenticidade do programa são alguns conselhos úteis para evitar vulnerabilidades digitais.

Os usuários continuam sendo as melhores defesas de suas próprias informações e de sua privacidade online. Com comportamentos mais seguros, é possível diminuir significativamente os riscos cibernéticos e, em conjunto com ferramentas como o Lockdown Mode, dá para ter uma experiência online mais tranquila e protegida.

Botão Voltar ao topo