Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul poderá ter nova escola municipal

Comunidade avalia possibilidade de ampliação da rede municipal de ensino encaminhada pela Prefeitura. Criação de uma nova escola e redimensionamento de projeto anterior acolheria estudantes dos bairros São Ciro e Serrano

A criação de uma nova escola de Ensino Fundamental e o redimensionamento de um projeto anterior surgem como possível solução para acolher estudantes das regiões São Ciro e Serrano. As duas comunidades seriam atendidas por instalações adequadas à demanda populacional e escolar de cada área. Para o Serrano, se projeta um prédio capaz de receber mais de 500 estudantes. Já no São Ciro, a estrutura seria dimensionada de acordo com a necessidade (atualmente a instituição atende mais de 300 crianças e adolescentes no prédio do antigo Colégio Mutirão), estimada em aproximadamente 100 alunos. O Município calcula investimentos superiores a R$ 12 milhões, somente para infraestrutura física.

Com a participação de profissionais da área técnica da Secretaria Municipal de Educação (SMED), a titular da pasta, Sandra Negrini, e o prefeito Adiló Didomenico apresentaram a proposta a representantes da União das Associações de Bairro (UAB) de Caxias do Sul, das Associações de Moradores de Bairro (AMOBs) São Ciro e Serrano, da Câmara de Vereadores e da equipe diretiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Laurindo Luiz Formolo na manhã desta sexta-feira (23), no Centro Administrativo Municipal. O encontro com todos os envolvidos já estava agendado há cerca de uma semana.

“É uma solução que vem para contemplar toda a população destes dois bairros de Caxias do Sul. Queremos entregar duas escolas novas, bem equipadas e bem localizadas para atender estes estudantes mais perto de suas casas e com melhores condições de trabalho para os professores e demais servidores das instituições. Fazendo desta forma, com duas escolas de capacidade mais ajustada à realidade de crescimento de cada bairro, acreditamos que se apresente uma situação mais favorável para viabilizar as obras”, esclareceu o prefeito Adiló Didomenico.

O chefe do Executivo escutou as manifestações dos representantes de moradores e da comunidade escolar e se uniu ao sentimento de angústia pela sucessão de obstáculos em concretizar o plano de recuperação da infraestrutura da EMEF Laurindo Luiz Formolo, que se desenrola desde meados de 2015. Adiló lembrou que apenas na atual gestão, iniciada em 2021, a obra já foi licitada três vezes – o que jamais ocorreu anteriormente.

“Toda comunidade tem sido penalizada pela dificuldade das empresas contratadas em concluir os trabalhos, ou até mesmo, em passar nas licitações. Às vezes elas abandonam a obra, às vezes, ninguém nem se apresenta. E temos de agir conforme a lei nos determina. Não podemos escolher empresa para fazer a obra. Então, agora temos esta perspectiva de fazer uma nova escola no Serrano, e com isso, desafogar a maior parte dos alunos da Laurindo, e partir para um projeto mais acessível no São Ciro”, revelou o prefeito.

Região Serrano contemplada

A ideia é que as próprias comunidades sejam diretamente envolvidas e auxiliem no encaminhamento de ambos os projetos. No caso do Serrano, algumas possibilidades de áreas para construção de uma nova escola foram submetidas à avaliação dos representantes dos moradores. Cada qual com suas particularidades.

“Neste caso, utilizaríamos como base um projeto padrão do governo federal, via FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação], que já vem pronto, e nos permite ganhar tempo”, informou a secretária municipal de Educação, Sandra Negrini.

O plano prevê um prédio de com nove salas de aula e capacidade para aproximadamente 500 estudantes. A viabilidade da área selecionada, por consequência, tem influência direta na estimativa do tempo de obra.

“Vocês vão nos ajudar a escolher”, declarou o prefeito Adiló Didomenico aos representantes da comunidade.

A estratégia leva em conta dados objetivos do último censo do IBGE, de 2010, relativos ao fluxo populacional no município, e das movimentações na própria Central de Matrículas. Os indicadores apontam que, atualmente, a maior parte dos estudantes da EMEF Laurindo Luiz Formolo, instalada no bairro São Ciro, são originários do Serrano.

“Uma nova escola no Serrano concentraria os alunos daquela região e aliviaria a pressão do atendimento no São Ciro”, complementou a titular da SMED.

Para a presidente da AMOB Serrano, Justina Inês Ribeiro, o importante é que a região não fique desassistida no quesito educação.

Visitas agendadas no São Ciro

Com um melhor escalonamento de estudantes em cada bairro, deixando-os próximos das residências para frequentar as aulas, será possível trabalhar com projetos de infraestrutura escolar dimensionados à realidade da demanda de cada região.

“Acredito que possamos encontrar um local mais adequado para a Laurindo, onde tenhamos mais conforto e um acesso próprio, que não temos hoje. E que possa ficar mais centralizado no bairro”, comentou o prefeito Adiló Didomenico.

Na expectativa de encaminhamento do processo, a diretora da escola, Jaciara Ivone Viesser Bosi, e o presidente da AMOB São Ciro, Pedro Stédile, já agendaram com a secretária municipal de Educação, Sandra Negrini, uma primeira rodada de visitas pelo bairro, no início da próxima semana, em busca de potenciais áreas para abrigar um novo prédio.

A intenção é fazer um projeto com todas as condições de conforto e segurança, porém, horizontalizado, de menor custo e maior viabilidade econômica.

“É razoável a proposta de fazer duas escolas. Temos de pensar no bem comum”, avaliou Stédile.

A reunião contou ainda com as presenças do presidente da UAB, Valdir Walter, e dos vereadores Juliano Valim e Lucas Caregnato.

Botão Voltar ao topo