Ingredientes:
Recheio
1 kg de tomates maduros e firmes, sem pele e cortados ao meio pelo comprimento
750 g de açúcar demerara
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico (30 ml)
4 colheres (sopa) de suco de limão siciliano (60 ml)
1 pedaço de canela em pau
raspas de 1 limão siciliano
Cobertura
2 xicaras (chá) de farinha de trigo integral (220 g)
meia xícara (chá) de açúcar demerara
meia xícara (chá) de manteiga sem sal, gelada, picada (100 g)
meia xícara (chá) de castanhas-do-pará picadas (50 g)
meia xícara (chá) de nozes picadas (50 g)
Modo de preparo:
Faça o recheio: em uma tigela grande, coloque o tomate e junte o açúcar, o vinagre balsâmico, o suco de limão, a canela em pau e as raspas de limão. Cubra com filme plástico e reserve por 30 minutos, em temperatura ambiente.
Transfira para uma panela grande e leve ao fogo alto, mexendo delicadamente para não desmanchar o tomate, por 10 minutos, ou até obter uma mistura levemente espessa e brilhante.
Retire do fogo e reserve.
Prepare a cobertura: em uma tigela média, coloque a farinha e junte o açúcar e a manteiga gelada. Com a ponta dos dedos, misture, até obter uma farofa úmida. Junte a castanha e as nozes, e misture.
Montagem: em um refratário médio untado com manteiga, disponha o tomate e, por cima, distribua a cobertura. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 20 minutos, ou até a farofa dourar ligeiramente.
Retire do forno e sirva quente ou morno. Se desejar, sirva acompanhado de sorvete de creme.
Dica: de origem britânica, é uma espécie de torta com massa crocante e recheio de maçã, canela e diversos tipos de castanhas, que deve ser servida como sobremesa, quentinha. Hoje em dia o crumble vem ganhando nova roupagem e ingredientes inusitados, sendo a maçã substituída pelo tomate – rico em umami.