EventosRio Grande do Sul

7ª FenaMassa acontece em Antônio Prado, de 4 a 20 de novembro

Jogos Coloniais, Desfiles Cênicos, Concurso do Maior Comedor de Tortéi, Oficinas Gastronômicas e diversos shows e atrações culturais fazem parte da programação

Antônio Prado realiza a 7ª FenaMassa de 4 a 20 de novembro. A FenaMassa – Festa Nacional da Massa – chega a sua sétima edição em 2022 e completa 10 anos do primeiro evento. De sexta-feira a domingo, o público poderá saborear o melhor da gastronomia local e aproveitar as diversas atrações que ocorrem junto ao Centro Histórico do município, endereço de casas tombadas, que retratam com riqueza a história local. Durante a segunda-feira, dia 14 e o feriado da Proclamação da República, em 15 de novembro também haverá programação.

Com entrada gratuita e em uma área coberta de aproximadamente 3,5 mil m², a FenaMassa reúne praça de alimentação, espaço do vinho, palco, Oficinas Gastronômicas junto à Casa Nordeste, espaço infantil, armazém das massas e centro comercial, valorizando a produção local e proporcionando ao visitante vivenciar, de forma prática, aspectos da cultura italiana.

A edição deste ano tem a expectativa de superar o último evento e receber mais de 30 mil pessoas durante os 11 dias. Entre restaurantes, agroindústrias e vinícolas serão cerca de 50 expositores participantes.

A FenaMassa é uma realização da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços, Agropecuária e Turismo (CIC) de Antônio Prado.

Desfiles Cênicos e Jogos Coloniais

Assim como nas edições anteriores, a 7ª edição da FenaMassa conta com a realização dos Desfiles Cênicos e Culturais, que acontecem junto a Avenida Valdomiro Bocchese, a partir das 10h30min. A primeira apresentação ocorre no dia 6 e a segunda em 20 de novembro. De maneira emocionante, o trajeto de 300 metros junto ao Centro Histórico, aborda a história da imigração italiana na região.

Os Jogos Coloniais agitam o evento nos dias 12 e 20 de novembro. As competições ocorrem no período da tarde em frente à Igreja Matriz. Fazer biguli, debulhar milho, corrida de carriola e arremesso de queijo estão entre as provas da disputa. A participação nos Jogos Coloniais é gratuita e pessoas de todas as idades podem participar.

Atrações culturais

Shows, intervenções teatrais e apresentações musicais também fazem parte das atrações culturais do evento neste ano. O palco cultural sediará as atividades. Entre os destaques deste ano estão as apresentações de Seu Cuca, Rogério Magrão e Banda e Os Monarcas. Um dos pontos altos será o encerramento da Festa com show da Família Lima.

O Palco Cultural no 7º Festival Nacional da Massa é uma realização da CIC Antônio Prado, e tem apoio da Prefeitura de Antônio Prado. Conta também com o patrocínio de Água Mineral Bamboo, Ciklo Geradores, Essenza Desing, Indústria de Bebidas Serrana, Moinho do Nordeste, Pincéis Roma, Viprado, Cooprado, Universum Móveis do Brasil e Transprado.

Financiamento: Pró-cultura RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Maior Comedor de Tortéi

Um dos eventos de bastante sucesso junto à FenaMassa, o concurso do Maior Comedor de Tortéi promete atrair o riso e a atenção do público mais uma vez. A atração acontece no dia 12 de novembro a partir das 11h30.

Não há custos para participar da prova, mas cada participante precisa ingerir o mínimo de 40 unidades de tortéi para ter a conta isenta. Aquele que comer a maior quantidade será o vencedor da competição e receberá alguns prêmios. O recorde foi registrado em 2019, quando o vencedor comeu 143 tortéis.

Botão Voltar ao topo