NotíciasRio Grande do Sul

Pelotas capacita professores no ensino de robótica

A Prefeitura de Pelotas promoveu, na quarta-feira (26), o curso de capacitação para professores que atuam nos Clubes de Robótica e Aprendizagem Criativa das escolas da rede municipal. O encontro realizou-se no Laboratório de Criatividade e Inovação apoiadas pelo uso da Inteligência Artificial (Criar-LAB), no Parque Tecnológico, e contou com a participação de 11 docentes que compartilharão os conhecimentos com cerca de 240 alunos. Foi entregue a cada participante um dispositivo micro:bit, placa eletrônica utilizada para auxiliar o ensino de programação para crianças e adolescentes.

A formação foi oportunizada pelo Centro Tecnológico Educacional de Pelotas (Cetep) da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), em conjunto com a Elimu Social – empresa especializada em aplicar tecnologias no contexto social.

Publicidade

O objetivo foi a incorporação da ferramenta micro:bit no processo de aprendizagem da robótica. O seu uso busca envolver os alunos na prática de aprendizagem em tecnologia mais dinâmica, atendendo às competências da nova Base Nacional Comum Curricular.

Para a coordenadora dos Clubes de Robótica da rede municipal de ensino, professora Cris Elena Padilha, por meio do uso do micro:bit, os alunos receberão estímulo para desenvolver senso crítico, criatividade e novas ideias. As coordenadoras do Cetep, Adriane Esperança e Letícia Fonseca, afirmam que, ao ensinar programação, mais do que a linguagem da tecnologia, ensina-se novas maneiras de pensar e dar vida às ideias.

Publicidade

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo