GeralSaúde

Tratamento do câncer pelo SUS teve metodologia otimizada durante a pandemia

Doses mais altas em menos dias possibilitou tratar mais pacientes com radioterapia no SUS, mesmo na pandemia

Apesar do represamento de diagnósticos de câncer na pandemia, o volume de pacientes que receberam radioterapia no período aumentou no Sistema Único de Saúde (SUS). Especialistas destacam a adesão dos serviços à modalidade de hipofracionamento, que possibilita tratar o paciente em 15 ou menos sessões ao invés das convencionais 25 a 30, reduzindo o número de vezes que o paciente precisa se deslocar em longas distâncias

Com a pandemia, que resultou em represamento de diagnóstico e tratamento de câncer, principalmente em regiões nas quais os pacientes precisam se deslocar em longas distâncias, os serviços especializados ampliaram a oferta de radioterapia hipofracionada, que consiste na diminuição do número de sessões, com doses mais altas em cada sessão, de forma segura e eficiente.

Pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) aponta que, já nos primeiros meses de pandemia, houve incremento na indicação do hipofracionamento em 77,8% dos serviços do país. Por meio deste levantamento, constatou-se que a mama foi o principal sítio tumoral em que houve mais redução do número de sessões de radioterapia combinado ao aumento das doses: em 97,4% dos locais analisados.

O reflexo dessa medida é observado pela SBRT, que levantou na base TABNET/DataSUS – Painel Oncologia – do Ministério da Saúde – o número de procedimentos realizados a cada ano. Com aumento sequencial, foram 42.142 (2019), 49.124 (2020) e 52.095 (2021).

“A realização de hipofracionamento em mais serviços especializados possibilitou, na pandemia, encurtar distâncias e diminuir o fluxo de pacientes nas unidades de saúde”, ressalta a médica radio-oncologista Nilceana Maya Aires Freitas, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Radioterapia e pesquisadora da Rede Brasileira de Pesquisa em Câncer de Mama. Segundo a SBRT, a média percorrida pelos pacientes oncológicos para realização da radioterapia no SUS é de 72 km. A SBRT recebeu relatos de pessoas que precisaram percorrer até 1600 km para receber o tratamento. “É importante lembrar que nós temos uma defasagem muito significativa no número de equipamentos de radioterapia no Brasil: um terço a menos do recomendado pela Organização Mundial de Saúde para atender os pacientes de câncer”, afirma a radio-oncologista.

O impacto positivo do hipofracionamento no câncer de mama – Exemplificando pelo câncer de mama, após a cirurgia conservadora, o número convencional é de 25 a 30 sessões diárias, com o paciente precisando se deslocar todos esses dias. A radioterapia hipofracionada, no entanto, reduz a quantidade de sessões para 15 ou menos, dependendo do caso, sem submeter às pacientes aos riscos da toxicidade e sem aumento do risco de recidiva (volta da doença).

“Ao longo dos anos, os estudos em radioterapia buscaram encurtar o tempo de tratamento que a paciente fica nas sessões. Era comum antes a paciente fazer a radioterapia para o câncer de mama durante um mês e meio, vindo todos os dias para a clínica. Hoje, ela já pode fazer o tratamento em menos tempo, mas preservando os benefícios”, explica Nilceana Freitas. Segundo a radio-oncologista, os benefícios desse tratamento envolvem aspectos da saúde do corpo e da mente. Ela explica que menos sessões de radioterapia no dia a dia da paciente possibilita conforto psicológico, pelo fato do retorno mais rápido à rotina de trabalho, além de facilitar o convívio familiar. Em casos selecionados, é possível inclusive fazer o tratamento em cinco aplicações de radioterapia em toda a mama. Trata-se do esquema chamado de hipofracionamento extremo.

Além disso, também em paciente selecionadas, pode-se lançar mão de uma modalidade chamada radioterapia parcial da mama. Isso significa tratar apenas a região em que estava o tumor, poupando, portanto, grande parte dos tecidos glandulares e órgãos saudáveis ao redor da mama (como pulmão e coração). Existem diversas modalidades técnicas de radioterapia parcial da mama incluindo a radioterapia intraoperatória que pode ser realizada durante o ato cirúrgico em apenas uma única aplicação. No que se refere a radioterapia intraoperatória há um baixo índice de radiação e contaminação para a equipe e para a paciente. Assim, não chega doses de radiação para a costela, musculatura, pulmão muito menos para o coração. Essas áreas são preservadas”, relata Nilceana Freitas.

Sobre a Sociedade Brasileira de Radioterapia

A Sociedade Brasileira de Radioterapia, fundada em 1998, é uma associação civil, brasileira, associativa e científica de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne e representa os médicos radio-oncologistas, legalmente registrados no Brasil.

Via
Moura Leite Netto
Fonte
SENSU Consultoria de Comunicação
Botão Voltar ao topo