EventosGeralRio Grande do Sul

Homem come 95 tortéis e vence concurso em Antônio Prado

Concurso de Maior Comedor de Tortéi do 7ª Festival Nacional da Massa tem bicampeão. Vencedor da competição em 2019 repetiu o feito nesta edição da FenaMassa 2022

Após comer 95 unidades de tortéi, Neimar Zamboni, 41 anos, se tornou bicampeão do concurso do Maior Comedor de Tortéi do 7ª Festival Nacional da Massa – FenaMassa. A competição foi realizada neste sábado, dia 12, junto ao Espaço Sorvelândia na Praça de Alimentação e teve quase duas horas e meia de duração, sendo acompanhada por um público atento.

Mesmo com a participação de 18 inscritos, Neimar foi quem comeu novamente a maior quantidade da iguaria. Natural de Ipê, o instrutor de trânsito mora em Antônio Prado e comeu 2,1 kg. Na última edição do Festival ele também foi o vencedor ao bater o recorde comendo 143 tortéis. “Esse concurso traz alegria e o envolvimento da comunidade, até mesmo de quem não participa diretamente. A repercussão chegou nos meus amigos até fora do País, é um orgulho grande em ser representante do concurso de Maior Comedor de Tortéi da FenaMassa”, afirma ele, que garante que vai tentar o tricampeonato na próxima edição.

Em segundo lugar ficou o morador de Caxias do Sul, Juliano de Moura, que comeu 88 unidades, e em terceiro, Ismael Manfron, também residente de Antônio Prado, que somou 80 tortéis. Os três primeiros colocados receberam prêmios dos patrocinadores e expositores da feira.

Ao todo foram preparados 52 quilos de tortéi para a competição. Não havia custos para participar da prova, mas cada participante precisou ingerir o mínimo de 40 unidades de tortéi para ter a conta isenta.

Também no sábado, mas no período da tarde, os Jogos Coloniais agitaram o Festival em frente à Igreja Matriz. Produção de biguli, corrida de carriola, arremesso de queijo e corrida de saco foram algumas das atrações.

Já neste domingo, dia 13, o Festival recebeu a visita de alguns integrantes do Fórum Nacional Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. A secretária estadual da Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araujo, esteve presente.

A FenaMassa

Este é o segundo fim de semana do Festival que iniciou no último dia 4 de novembro e até sábado à noite, dia 12, recebeu mais de 14 mil visitantes. Devido ao feriado da Proclamação da República, dia 15, a programação também se estende nesta segunda, dia 14, e na terça-feira.

Foto por: Rodrigo Lermen

A programação também conta com outras atrações culturais e gastronômicas, e a possibilidade de almoços e jantares em um dos cinco restaurantes, que somam mais de 80 tipos de massas. Shows, intervenções teatrais e apresentações musicais também estão previstos.

A festa mais saborosa da Serra Gaúcha está em meio de cenário de cartão postal composto pelas casas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A boa e a farta gastronomia somadas às diferentes atrações encantam o público junto ao Centro Histórico da cidade mais italiana do Brasil até o dia 20 de novembro. Mais informações sobre a Festa podem ser acessadas por meio do site www.fenamassa.com.br. O link com as fotos pode ser acessado em https://bit.ly/FenaMassa2022.

Ingressos

Os ingressos para almoços e jantares podem ser adquiridos juntos a bilheteria ou de maneira antecipada pelo site Minha Entrada. Além disso, é possível comprar os bilhetes diretamente na CIC Antônio Prado ou no posto Terra Nostra. A compra pode ser realizada em dinheiro ou no cartão. Como os ingressos não possuem data e nem o nome do restaurante, eles podem ser utilizados em qualquer estabelecimento. O bilhete adulto custa R$ 79,00 e crianças entre seis e 10 anos pagam R$ 43,00.

A FenaMassa – Espaço LIC RS é uma realização da CIC Antônio Prado, e conta com apoio da Prefeitura de Antônio Prado. Patrocínio: Água Mineral Bamboo, Ciklo Geradores, Essenza Desing, Indústria de Bebidas Serrana, Moinho do Nordeste, Pincéis Roma, Viprado, Cooprado, Universum Móveis do Brasil e Transprado. Financiamento: Pró-cultura RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas façanhas na cultura.

A Programação Artística e Cultural, Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio das empresas: Dohler Antônio Prado, Elliottiiis do Brasil Indústria Moveleira Ltda, Viprado Indústria e Comércio de Vidros Ltda e Voler Móveis Ltda, e é uma realização da CIC Antônio Prado, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

14 de Novembro | Segunda-Feira

  • 18h – Início do Festival
  • 18h15min – Oficina Gastronômica com Senac – Local: Casa Nordeste
  • 19h30min – Intervenção Teatral com Tertulino Brandão – Palco Cultural
  • 20h – Show com Grupo Portal Gaúcho – Palco Cultural
  • 22h – Apresentação Musical com Max e Luis Jungs – Palco Cultural

15 de Novembro | Terça-Feira

  • 10h – Início do festival
  • 11h – Oficina Gastronômica com Senac– Local: Casa Nordeste
  • 11h30min – Grupo Teatral Discendenti di Immigranti Italiani – Palco Cultural
  • 15h – Oficina Gastronômica com Senac – Local: Casa Nordeste
  • 15h30min – Intervenção Teatral com Tertulino Brandão – Palco Cultural
  • 16h – Apresentação musical com Miguel, Max e Fabiano | Acústico Rivotrio – Palco Cultural
  • 18h10min – Intervenção Teatral com Tertulino Brandão – Palco Cultural
  • 18h30min – Show com Cadillac Blues – Palco Cultural
  • 20h30min – Show com The All Pargatas – Palco Cultural
Via
Diego Pereira
Fonte
Adriana Silva
Botão Voltar ao topo