Museu do Trem de São Leopoldo faz aniversário com festa no sábado (26)
O Museu do Trem de São Leopoldo comemora seus 46 anos com festa neste sábado (26), com atividades das 10h às 18h. A temática está voltada à consciência negra.
O Museu do Trem foi fundado em 26 de novembro de 1976 e a celebração terá atividades para crianças, jovens, adultos e idosos, envolvendo lazer, cultura e muita história. “Pensar na programação do aniversário do Museu é sempre uma alegria porque é desejar um museu, é pensar os aspectos da museologia inseridos na historia desse museu, ou seja, é pensar na sua existência, no seu dia a dia. São 46 anos de história. Nesse momento a gente também vai destacar os temas da consciência negra que vai perpassar as atividades inclusive pela Feirinha Criativa e pela Poesia no Museu com vozes de mulheres negras na leitura de poesias”, destaca a diretora do Museu Alice Bemvenuti, que faz o convite para a comunidade participar.
Estão programadas oficinas de artes, a feirinha criativa, Fantomania com o Macaco Arquibaldo, Poesia no Museu, com curadoria de Alice Bemvenuti e Everton Cidade. Também estão previstas três exposições.
Uma será a exposição Lupicínio Rodrigues: 100 anos (1914-2014), uma homenagem à vida e à obra do músico e compositor nascido na Capital, promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEDHU), e a outra é a exposição fotográfica “Um sentimento de liberdade”, do projeto experimental do Curso de Fotografia da Unisinos, com curadoria da professora Marina Lorenzoni. A terceira mostra é a exposição de fotografias do acervo alusiva aos 46 anos do Museu do Trem.
A música também terá espaço na programação: terá intervenção de violino com Rafaela Michel pela manhã e música gauchesca com Valdemar Gomes à tarde. E para abrilhantar a festa, o Samba das Pretas, com as artistas Mari do Cavaco, Guaíra Soares e Lidiane de Lima, faz um show com início às 16h15. A programação tem apoio do Sesc São Leopoldo.
O Museu do Trem é o principal equipamento público na temática ferroviária em toda a região sul do Brasil e faz parte de redes de museus ferroviários do Brasil e da América Latina.
A instituição museológica é responsável pela preservação e cuidado da primeira estação ferroviária construída no estado, possui em suas dependências a salvaguarda de parte do acervo da extinta Viação Férrea do Rio Grande do Sul (VFRGS) e Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA).
Programação de aniversário de 46 anos do Museu do Trem
Sábado, 26 de novembro
10h às 18h – Feirinha Criativa com artesanato, arte, cosméticos veganos, ecobags, livros e brechó
Praça de alimentação com chopp
11h – abertura das exposições – Consciência Negra “Lupicínio Rodrigues: 100 anos (1914-2014)” em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEDHU)
Espaço carro de passageiros
Fotografias “Um sentimento de liberdade” (Unisinos) Curadoria: Marina Lorenzoni Chiapinotto.
Fotógrafos: Adriana Steigleder, Camila Nunes, Eduarda Freire, Eduarda Pandolfo, Erica Moraes, Emely Horbach, Indayá Amarante, Laura Goulart, Lars Berger, Lidiane Bortoli, Raquel Lima
Espaço carro-correio
Fotografias do acervo alusivas aos 46 anos do Museu do Trem
Espaço do Armazém
Apresentações artísticas manhã:
10h – Oficina de Crochê com Adriana Dias, Quadrato Felice
11h15 – Violino com Rafaela Michel
11h30 – Teatro de boneco (Fantomania) com Macaco Arquibaldo e a história do Museu do Trem
Apresentações artísticas tarde:
13h30 – Música gauchesca com Valdemar Gomes
14h – Teatro de bonecos (Fantomania) com Macaco Arquibaldo e a história do Museu do Trem
14h às 17h – Abelhuda Biblioteca Móvel do Projeto União Faz a Vida
14h15 – Oficina de Arte para crianças com artista Lorena Toniolo
15h – Poesia no Museu Curadoria Alice Bemvenuti e Everton Cidade e participação de Adriani Farias; Ana Magalhães; Andréa Rodrigues; Enio Santo; Leila Silveira; Nadir de Jesus; Samuel Bozio; Simone Brum, e Vera Hoffmann
16h – Teatro de bonecos (Fantomania) com Macaco Arquibaldo e a história do Museu do Trem
16h – Oficina de Crochê com Adriana Dias, Quadrato Felice
16h15 – Samba das Pretas com Guaíra Soares, Lidiane de Lima e Mari do Cavaco