Cidades do RSRio Grande do Sul

Estância Velha elabora Plano de Conservação da Mata Atlântica no município

Reunião do Conselho do Meio Ambiente trata do tema 

Está cada vez mais perto de Estância Velha ter o seu Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). Mais um passo foi dado nesta sexta-feira, 25, quando aconteceu a 6ª reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMAM). Na ocasião foi apresentado a minuta do termo de referência para contratação de estudo para elaboração do PMMA.

Publicidade

O Plano, instituído no Artigo 38 da Lei da Mata Atlântica (Nº 11.428/2006), é um instrumento legal que possibilita que os municípios atuem na conservação e recuperação da vegetação nativa da Mata Atlântica. Para que a Lei da Mata Atlântica seja implementada, os municípios devem seguir os instrumentos previstos na Lei, incluindo o PMMA.

“É um planejamento de muita importância para a cidade. Ele reúne e normatiza os elementos necessários à proteção, conservação, recuperação e uso sustentável da mata. Nós realizamos a elaboração e posteriormente ele precisa ser aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente com a participação da comunidade” destacou a Secretária do Meio Ambiente e Presidente do COMMAM, Viviane Diogo.

Publicidade

O próximo passo é a contratação de uma consultoria especializada para elaboração PMMA, contendo identificação e mapeamento dos remanescentes do Bioma Mata Atlântica no Município. O termo de referência, apresentado na reunião, será enviado para cotação, a fim de orientar o processo licitatório.

Também participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Rotary Clube, Sindicato das Indústrias de Estância Velha e da OAB Subseção Novo Hamburgo.

Fonte
Imprensa /PMEV
Botão Voltar ao topo