Torta no pote de camarão e cogumelo

Receita fica pronta em 15 minutos e rende cerca de seis porções

Ingredientes:
– 400 g de camarões médios sem casca e limpos
– 1 colher (chá) de sal
– Pimenta-do-reino recém-moída
– 1 colher (sopa) de Manteiga Com Sal Tirolez
– 2 dentes de alho picados
– 1 cebola picada
– 5 unidades grandes de shitake limpas e fatiadas (100 g)
– ½ xícara (chá) de vinho branco seco
– 1 embalagem de Creme de Leite Tirolez (500 g)
– Folhas de 3 ramos de salsa picadas
– 1 folha de massa folhada (100 g)

Modo de preparo:
Tempere os camarões com o sal e a pimenta e reserve. Em uma frigideira de bordas altas, derreta a manteiga e doure ligeiramente o alho e a cebola.
Aumente o fogo, junte os camarões e refogue-os rapidamente, até atingirem coloração rosada. Retire-os e reserve. Acrescente os shitakes e refogue-os rapidamente. Junte o vinho e cozinhe por 10 minutos para que o álcool evapore.

Acrescente o creme de leite e a salsa picada e cozinhe por cerca de 10 minutos para que o creme de leite reduza e encorpe. Junte os camarões, misture e desligue o fogo. Dívida em 6 refratários individuais (cerca de 9 cm de diâmetro).

Com a ajuda de um cortador de arame, corte a massa em 10 discos com 10 cm de diâmetro cada. Acomode sobre os refratários individuais, cuidando para que a massa não encoste no recheio e as bordas fiquem para fora do refratário, para que a massa se mantenha crocante.

Pincele com a gema ligeiramente batida e asse em forno médio (180°C), preaquecido por 10 minutos ou até que a massa esteja dourada e crocante.

Variações: Experimente substituir os camarões por peito de frango em cubos.
Nesse caso, doure bem os cubos, mexendo para que dourem de todos os lados, e siga com a receita (não é necessário retirá-los).
Para uma versão vegetariana, utilize palmito, cebola e ervilhas frescas.

Sair da versão mobile