Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Pelotas sai da lista dos municípios com alta carga de HIV

No Dia Mundial de Combate a AIDS, Pelotas foi excluída da lista dos 100 municípios brasileiros com alta carga de HIV. A informação consta no Boletim Epidemiológico do Brasil de 2022 divulgado nesta quinta-feira (1º). No ano passado, a cidade aparecia na 67ª posição. Ainda para marcar a data, a Prefeitura promoveu, no Mercado Central, atividades de orientação e testagem.

Em Pelotas, o Dia Mundial de Combate à Aids foi marcado por ações de conscientização realizadas no Largo Mercado Público. Tendas para prestar informações foram montadas em frente ao ponto de vacinação, nas bancas 16 e 17, das 10h às 17h.

De acordo com a coordenadora da Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias da Secretaria de Saúde, Greice Matos, em 2021 foram realizados, aproximadamente, 200 testes de cada uma das doenças. “A gente sempre escolhe o Mercado, por ser um local com maior circulação de pessoas, onde conseguimos abranger número maior de testagens”, destaca.

A intenção do evento foi de conscientizar a população, em idade sexualmente ativa, sobre a importância de realizar testagens e uso de preservativos no combate às doenças sexualmente transmissíveis.

Ao longo do dia, as equipes da Secretaria de Saúde ofereceram à população testagens rápidas para HIV, sífilis, hepatite B e C, além da vacina da hepatite B, profilaxia pré-exposição ao HIV e pós-exposição ao HIV.

Também foram prestadas orientações sobre prevenção e feita distribuição de preservativos femininos e masculinos, e gel lubrificante.

Botão Voltar ao topo