EducaçãoNotíciasRio Grande do Sul

PUCRS têm novo formato de prova para Vestibular 2023

Medida busca oferecer maior flexibilidade e autonomia para os candidatos

Ainda é possível ingressar na PUCRS em 2023, para isso, é necessário realizar a prova do vestibular, que continua sendo uma redação online. A diferença é que, a partir de agora, a prova estará disponível durante 24 horas, das 12h do primeiro dia às 12h do segundo dia. No entanto, o período para realizar a prova segue sendo de uma hora ininterrupta, ou seja, a partir do momento em que a pessoa escolher iniciar a redação, terá uma hora para encerrar e enviar a avaliação.

Publicidade

O dia da prova do Vestibular é um momento marcante na vida de quem sonha em ingressar na Universidade. Quando o formato da prova é online, além de estudo e preparo, os/as candidatos precisam se instalar em um ambiente tranquilo, que proporcione calma, estabilidade e concentração. Foi para tornar a experiência do Vestibular da PUCRS ainda mais compatível com a realidade das pessoas, que a Universidade investiu em uma série de atualizações no modelo de prova.

O que muda a partir de agora?

“Essa atualização busca trazer maior flexibilidade e autonomia aos/às candidatos/as que irão realizar a prova. Isso porque agora é possível escolher o melhor horário do seu dia para acessar o teste. Além disso, os critérios de avaliação e o sistema de segurança do Vestibular PUCRS seguem mantidos”, destaca Adriana Kampff, pró-reitora de Graduação e Educação Continuada.

Publicidade

Neste novo formato, não haverá simulado, mas candidatos/as poderão tirar todas as dúvidas sobre como acessar a plataforma antes da prova por meio dos canais de atendimento, pelo e-mail atendimento@pucrs.br ou pelo WhatsApp (51) 9 8443-0788, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Como será a prova de redação online?

A redação segue sendo realizada por meio de uma plataforma, que deverá ser acessada no dia da prova. Todo o período do teste será gravado e todas as ações do/a candidato/a durante a prova serão registradas. Então, as imagens serão submetidas à análise de software de monitoramento com inteligência artificial para detecção de fraudes.

Antes de iniciar a prova, é preciso ficar atento/a aos requisitos técnicos exigidos para a realização do teste, como: portar um computador desktop ou notebook com sistema operacional Windows 7 ou superior e navegador Mozilla Firefox 68 ou superior, teclado português (Brasil ABNT ou ABNT 2), webcam e microfone. Confira todas as informações do edital no site www.pucrs.br/vestibular.

Caso perca o prazo da prova ou enfrente qualquer problema técnico durante o teste, é possível entrar em contato com a equipe de atendimento e receber todo o suporte necessário de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Pessoas com necessidades específicas podem solicitar a realização da prova adaptada às suas necessidades pelo e-mail vestibular@pucrs.br até o último dia de pagamento da inscrição. No e-mail, é necessário formalizar sua solicitação e apresentar laudo recente (máximo 12 meses), emitido e assinado por especialista credenciado no Conselho Regional de Medicina (CRM). O documento original deverá ser apresentado no dia de realização da prova.

Dá tempo de ingressar na PUCRS em 2023?

Sim! As inscrições para o vestibular podem ser feitas pelo site www.pucrs.br/vestibular. Basta acessar e conferir as datas disponíveis. A próxima prova online poderá ser realizada entre os dias 4 e 5 de janeiro.

Via
Fernanda Dreier
Fonte
PUC RS
Botão Voltar ao topo