NotíciasPorto Alegre

Associação Viva e Deixe Viver lança livro sobre sua história

A Associação Viva e Deixe Viver, ONG que atua com contação de histórias para crianças e adolescentes hospitalizados há 25 anos, possui voluntários em diversas regiões do Brasil. A Viva Porto Alegre completa 18 anos e marca essa data com o lançamento do livro “Viva e Deixe Viver – Histórias de quem conta histórias – Porto Alegre 18 anos”.

A Viva Porto Alegre conta com 78 voluntários contadores de história e 12 voluntários fazedores de histórias. Os hospitais e locais de atuação da Instituição na região são: Hospital da Criança Santo Antônio, Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD, KINDER – Centro de Integração da Criança Especial, APAE – Sapucaia do Sul, APAE – Triunfo e Hospital São Lucas da PUC

Para celebrar os 18 anos do trabalho voluntário na cidade, foi lançado o livro “Viva e Deixe Viver – Histórias de quem conta histórias – Porto Alegre 18 anos”, da autora Idione Klein, voluntária da Viva, que traz histórias vividas pelos voluntários enquanto atuam como contadores de histórias.

O perfil do voluntário Viva

De acordo com a pesquisa Perfil do Voluntário 2021, realizada pela Havine Research, 89% dos voluntários da Viva são mulheres, enquanto 11% são homens. Outro indicativo do estudo é a média de horas dedicadas à entidade, chegando a 9,8 por mês, enquanto a média nacional é de 12,4. Por semana são doadas 2h30 pelos voluntários da instituição.

O valor médio da hora voluntária da entidade é de R$30,20, totalizando um valor expressivo anual de mais de R$2,8 milhões ao capital humano, gastos com transporte, alimentação e demais recursos. Os voluntários ficam em média nove anos na instituição, enquanto a média brasileira é de apenas seis anos.

Botão Voltar ao topo