NotíciasRio Grande do SulTecnologia & Inovação

Pelotas Parque Tecnológico: Criar-Lab recebe novos equipamentos

A implementação do Laboratório de Criatividade e Inovação apoiadas pelo uso da IA (Criar-Lab), do Pelotas Parque Tecnológico, inicia neste mês de janeiro uma fase importante para o desenvolvimento de atividades educativas.

A partir de uma emenda parlamentar do Senador Lasier Martins, direcionada para o Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação, o espaço recebe os primeiros aparelhos para a montagem do estúdio de gravação de oficinas e produção de vídeos. Ainda no primeiro semestre, serão recebidos R$200 mil reais em equipamentos, tornando-se um dos maiores e mais completos laboratórios de todo o Estado.

Publicidade

A aquisição através da emenda parlamentar do Senador Lasier Martins permitirá aos alunos, professores e outros agentes de educação, que desenvolvam atividades em um centro de mídias aberto à comunidade. Entre os equipamentos recebidos em janeiro, estão as lentes e monitores de vídeo para câmera; mesa de corte de vídeo; mesa digitalizadora; fones de ouvido; mesa de som; microfones; fones de isolamento de ruídos e monitores de áudio.

Também fazem parte do conjunto de ferramentas os gravadores de áudio; sistema de microfones; tablets; televisores de 85, 65 e 50 polegadas; pedestais para TV; HD’s externos; lousa digital e impressoras. Até a conclusão de sua implementação, a expectativa é que o laboratório reúna 138 unidades de 62 equipamentos de filmagem, edição e iluminação inéditos na região.

Publicidade

Implementação 
O Criar-Lab possui um investimento total de R$271.570,82 em emendas parlamentares e contrapartidas da Prefeitura Municipal de Pelotas, além de contar com o apoio de parceiros para dar seguimento ao projeto. A expectativa é que, em pleno funcionamento, o local esteja apto para receber 5 mil docentes e 80 mil estudantes de ensino básico e superior, 165 escolas de ensino básico, 44 startups, cinco instituições de ensino superior, entre outros empreendimentos interessados.

O espaço de 66m² foi oficialmente inaugurado com a presença dos parceiros durante as comemorações dos seis anos do Pelotas Parque Tecnológico, em outubro de 2022. Desde então, promove atividades com instituições assistenciais e municipais com oficinas de criação de autómatos, de aprendizado de finanças para crianças e cuidados ao meio ambiente.

Botão Voltar ao topo