NotíciasRio Grande do Sul

Rio dos Sinos tem o menor nível desde janeiro de 2022

O Rio dos Sinos atingiu, nesta quarta-feira (08), o menor nível na captação da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, localizada na Estrada Leopoldo Petry, desde janeiro do ano passado, medindo 2,05m.

Publicidade

Apesar de ainda estar no nível considerado normal (a partir de 2 metros), a persistente estiagem em todo Estado e a indicação de poucas chuvas nos próximos dias, devem reduzir o nível a patamares abaixo do normal.

Apesar disso, não há risco de racionamento ou desabastecimento generalizado. No entanto, com o baixo nível, o acúmulo de poluição pode dificultar o tratamento de água pela autarquia. A recomendação é que a comunidade continue reduzindo o desperdício e evitando o consumo excessivo de água tratada.

Publicidade

O diretor-geral da Comusa e vice-prefeito de Novo Hamburgo, Márcio Lüders, afirma que o momento é de atenção. “Precisamos ficar atentos neste momento. Estamos desde dezembro alertando a população sobre a importância de consumir racionalmente a água tratada neste período de verão, porque sabemos do histórico de estiagem aqui no Estado. Nesse momento, reforçamos esse pedido”, afirma.

Botão Voltar ao topo