NegóciosTecnologia & Inovação

Automatizar processos pode oferecer até três meses de payback

Por Irene Silva
CEO da Ellevo, empresa desenvolvedora de softwares.

Para crescer no mercado de forma sustentável muitas empresas têm procurado investir em sistemas de gestão e na automatização de processos. Consequentemente, ao se fazer um grande investimento em projetos de melhoria, espera-se um retorno financeiro rápido.

De acordo com uma pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), estima se que em 2022 foram investidos mais de R$345 bilhões somente na área de TI, principalmente em big data, armazenamento na nuvem e a famosa internet das coisas (IoT).

Irene Silva – Foto: Divulgação

É importante lembrar que dependendo de onde é investido o retorno financeiro pode ser rápido. Na automatização de processos, por exemplo, o payback pode ocorrer em até três meses. Isso porque a automatização de projetos permite que a equipe seja direcionada para serviços de maior valor como atendimento e análise, além de reduzir erros, ela possibilita a diminuição das não conformidades, aumentando consequentemente a satisfação do cliente.

Outros investimentos que garantem payback rápido são os softwares para gestão em SaaS, pois reduzem os gastos com servidores, acompanhando o crescimento da empresa de forma escalável.

Exemplo de payback rápido

Um software de gestão pode otimizar o planejamento e desenvolvimento de uma empresa, além de deixar os processos mais rápidos e eficientes. A Ellevo, por exemplo, tem investido na gestão através da Plataforma Ellevo, que além de robusta, é cheia de funcionalidades para gestão de atendimento, automatização de processos, help desk, service desk e Centro de Serviços Compartilhados.

Outro ponto de investimento eficaz que gera um rápido payback é o Ellevo Next, pois reúne soluções para help desk e service desk, permitindo a automação dos processos, além de facilitar o atendimento ao cliente interno e externo, contribuindo para melhoria contínua das rotinas da empresa e automatizando todas as atividades empresariais internas.

Mas afinal, como calcular o payback?

O payback é uma estimativa de quanto tempo irá levar para o gestor recuperar seu investimento inicial e para calculá-lo, consideram-se todos os custos e valor médio por mês do fluxo de caixa. O prazo de retorno sempre será o investimento inicial dividido pelo resultado médio do fluxo de caixa. Então, pode-se afirmar que ele é um indicador importante para calcular o tempo de retorno de um investimento em um projeto. Calcular o payback fornece diversos insights sobre o grau de liquidez e de risco do projeto, além de aumentar a segurança dos negócios da empresa.

Botão Voltar ao topo