Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Aves silvestres são resgatadas pelo GDA, em São Leopoldo

Pássaros estavam presos em gaiolas em residência no bairro Santos Dumont, Zona Norte da cidade.

O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani resgatou cinco aves silvestres na quinta-feira, dia 16 de fevereiro, no bairro Santos Dumont, em São Leopoldo. Os agentes, que estavam atendendo outra ocorrência, perceberam que haviam gaiolas penduradas em uma árvore em frente a uma residência com pássaros silvestres.

Os profissionais tentaram encontrar os responsáveis pelos animais, mas ninguém atendeu.

Os pássaros, sendo três Canários-da-terra, um Cardeal-de-topete-vermelho e um Coleirinho, estão saudáveis. Na manhã desta sexta-feira, dia 17, os agentes levaram os pássaros até o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), localizado em Porto Alegre.

Canário-da-terra

O canário-da-terra é uma espécie de ave passeriforme que é nativa do Brasil e de outros países da América do Sul, como Argentina e Uruguai. É uma ave pequena, medindo cerca de 12 centímetros de comprimento, com plumagem predominantemente marrom-olivácea nas partes superiores e amarelo-claro nas partes inferiores.

Os canários-da-terra têm bicos fortes e cônicos, que são bem adaptados para quebrar sementes e frutos. Os machos e as fêmeas têm aparência semelhante, mas os machos costumam ter cores mais vibrantes na cabeça e na garganta. Eles também têm um canto característico, que é geralmente alto e estridente.

Essas aves são comuns em áreas de vegetação densa, como florestas, cerrados e jardins, e são bastante adaptáveis em relação ao seu habitat, podendo ser encontrados em uma variedade de ambientes, desde áreas urbanas até florestas tropicais. Eles se alimentam principalmente de sementes, frutos e insetos.

Os canários-da-terra são populares entre criadores de pássaros, mas é importante lembrar que capturar essas aves da natureza é ilegal e pode ser prejudicial para a conservação da espécie.

Botão Voltar ao topo