Geral

Exposição que reflete sobre empatia inicia na Casa das Artes, em NH

Mostra com pinturas e desenhos dialogam com narrativas construídas durante o confinamento 

Novo Hamburgo/RS – A partir de 7 de março, a Casa das Artes vai receber a exposição “Ritual de Isolamento e Empatia”, do artista hamburguense Uéslei Fagundes. Com obras criadas durante os primeiros meses de pandemia, a série expositiva tem cunho documental e reflete sobre questões relacionadas à literatura, astrologia e tarot, dialogando com narrativas construídas em estado de confinamento.

Composta por trabalhos em óleo e pastel oleoso sobre tela e papel, a exibição refere-se, portanto, a um recorte temático de pinturas e desenhos que refletem sobre a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. “Em tempos de pandemia, sentimos nossa vulnerabilidade diante do contato com a finitude e o desamparo. Isto posto, a referência que nos resta é a interna, aonde voltamos para nós mesmos ou para o pouco que conhecemos deste lugar”, comenta Fagundes.

Publicidade

A exposição “Ritual de Isolamento e Empatia” fica aberta ao público até o dia 28 de março, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h45min, e sábados, das 9h às 15h45min. Até o final de novembro, o espaço cultural vai receber o trabalho de um total de dez artistas, contemplados no Edital de Ocupação da Galeria da Casa das Artes 2020/2021.

Sobre o artista

Artista visual e bacharelando em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou de exposições na BlueShop Gallery e na Delphian Gallery, ambas em Londres, Reino Unido. Em 2018, realizou a exposição “Sempre Haverá Lugares que Passamos sem Saber”, no Museu de Arte de Montenegro/RS. Já em 2019, levou a exposição “Histórias Latentes e Introspecção” para a Casa das Artes de Novo Hamburgo. Morou por três anos em Dublin, na Irlanda, e esse evento influenciou profundamente a poética do seu trabalho. Grande parte da sua produção desenvolve-se nas possibilidades da pintura, onde estabelece um estado de incessante reflexão. Incorporando narrativas variadas, empilhadas umas sobre as outras, as suas obras induzem a uma intrigante sensação de continuidade: são objetos distorcidos, paisagens perturbadoras ou errantes, buscando definirem-se como algo ou parte de algum lugar.

Publicidade

Sobre o edital

O Edital de Concurso Cultural 01/2020 foi divulgado em abril de 2020, prevendo a seleção das 10 (dez) melhores propostas de exposições, apresentadas por artistas visuais e grupos de artistas brasileiros ou estrangeiros e de entidades afins e projetos curatoriais, abrangendo toda a diversidade de linguagens das artes visuais, a fim de compor a programação da Galeria Municipal de Artes, localizada na Casa das Artes de Novo Hamburgo. Entre os principais objetivos do edital destaca-se a democratização do acesso à Galeria Municipal de Artes; assim como o estímulo à criatividade e à pesquisa da Arte; bem como a contribuição na formação cultural e educacional do cidadão.

Serviço

Exposição “Ritual de Isolamento e Empatia”

  • Local: Casa das Artes (Avenida Primeiro de Março, n° 59, centro de Novo Hamburgo/RS)
  • Período: de 07 a 28 de março de 2023
  • Visitação: de terça a sexta-feira das 9h às 17h45 e no sábado das 9h às 15h45.

Botão Voltar ao topo