Uma reunião envolvendo representantes dos principais concursos cervejeiros do mundo, realizada no último domingo (05), em Blumenau (SC), foi marcada pela criação de uma Federação Internacional do setor.
O evento foi o primeiro da Semana da Cerveja Brasileira, que também inclui o Festival, o Concurso, a Feira, o Congresso Internacional e a entrega da Comenda da Cerveja Brasileira. Eles seguem até 11 de março, no parque Vila Germânica, em Blumenau (SC) – reconhecida como a Capital Brasileira da Cerveja.
“O encontro contou com representantes dos principais certames do segmento – especialistas da Itália, Colômbia, México, Bélgica, Japão, Alemanha, Argentina, Polônia e Paraguai”, explicou Develon da Rocha, presidente da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (ABLUTEC), organizadora da Semana.
A discussão, realizada no plenário da Câmara de Vereadores do município, envolveu, principalmente, a criação de um padrão de excelência, uniformidade e confiabilidade destes concursos, além de políticas conjuntas que contemplam distribuição, exportação e divulgação em comum.
Segundo o italiano Andrea Turco, trata-se de uma iniciativa promissora. “É um primeiro passo para uma grande expansão de mercado”, comentou. O polonês Marek Karminski ressalta o potencial de avanços decorrentes da criação da Federação. ”O respeito pela qualidade das cervejas artesanais é o principal objetivo. A bebida tem características de cada país onde é produzida, que precisam ser difundidas ao máximo”. O próximo encontro deve ser realizado em cerca de 60 dias.
Comenda da Cerveja Brasileira- O domingo também teve como destaque a segunda edição deste reconhecimento. Realizado na casa de eventos Moinho do Vale, desta vez teve como agraciados o belga Luc de Raedemaeker, a estadunidense Molly Browning e os brasileiros Fabiana Bontempo (MG), Alexandre Bazzo (SP) e Daniel Wolff (PR), todos referencias da cadeia produtiva da cerveja.