EventosNotíciasPorto Alegre

Exposição de Orquídeas no Mercado Público de Porto Alegre de 23 a 25 de março

O Mercado Público de Porto Alegre receberá, entre os dias 23 e 25 de março, a Exposição de Orquídeas, contando com mais de 50 expositores. O evento, que ocorre na semana do aniversário da Capital, homenageia os 251 anos da cidade.

Publicidade

Ao longo de três dias, o Círculo Gaúcho de Orquidófilos montará um grande jardim no local, com cerca de 200 espécies, além de comercialização de orquídeas, cursos e palestras gratuitas. A exposição será realizada no Espaço de Eventos do Mercado Público, no térreo.

Com entrada franca, a exposição foi programada para ser um espaço de aprendizado e também proporcionar aos apreciadores levar para casa uma flor e aprender como cuidá-la. Além da venda de plantas e insumos, os visitantes receberão instruções sobre o manejo mais adequado para cada tipo de orquídea que encontrarem por lá, diretamente dos expositores e em CURSOS E PALESTRAS GRATUITAS.

Publicidade

Além da diversidade de cores que marcam as orquídeas, os apreciadores terão a oportunidade de conhecer plantas de tamanhos variados e espécies raras. “Os visitantes encontrarão desde micro-orquídeas com flores em tamanho menor do que 1cm até grandes exemplares, com flores que chegam a 18cm”, destaca a presidente do Círculo Gaúcho de Orquidófilos, Lurdes Piva.

Expositores de diferentes regiões do Estado participarão de campeonatos em 40 categorias, trazendo a Porto Alegre algumas de suas mais belas espécies. Em avaliação estarão genética, beleza, forma e cor, entre outras qualidades.

O cultivo de orquídeas também é uma importante atividade econômica, o vice-presidente do Círculo, Carlos Chiaradia estima que apenas na área rural de Porto Alegre sejam cultivadas comercialmente mais de 400 mil orquídeas. Além disso, as orquídeas possuem grande potencial para integração ao paisagismo urbano das cidades, uma vez que são plantas perenes, em que a própria natureza se encarrega de sua subsistência, ressalta Lurdes Piva.

Entre as curiosidades sobre a flor, os organizadores destacam que as orquídeas podem ser encontradas em quase todo o planeta – exceto nos polos. No mundo há mais de 30 mil espécies, destas, 3.500 encontram-se no Brasil.

Nesta edição da exposição de Porto Alegre, a estrela da festa será a orquídea Cattleya Labiata, que floresce antecipando a chegada do Outono. Ela é uma planta nativa do litoral do Nordeste brasileiro, sendo também conhecida como “Rainha do Sertão”.

Exposição de Orquídeas – Homenagem aos 251 anos de Porto Alegre

Onde: Mercado Público
Quando: dias 23, 24 e 25 de março (de quinta-feira a sábado)
Horários: 23/03 (13h às 19h), 24/03 (8h às 19h) e 25 (8h às 17h)
Palestras e workshops: entrada franca, não necessita inscrição prévia – programação abaixo e na página do Facebook https://www.facebook.com/orquideascgo/?locale=pt_BR
Informações: (51) 98146-9829 – Lurdes Piva e (51) 99972-9052 – Hélio Marodin
Atendimento à imprensa: Janaína Capeletti / (51) 99464-7878

 

PROGRAMAÇÃO:

Dia: 23/03/2023 (quinta-feira)

As 14h30 – abertura da exposição das orquídeas e da visitação à área de exposição.

Das 8h às 19h – vendas de plantas (orquídeas) nos stands dos orquidários.

Dia: 24/03/2023 (sexta-feira)

Das 8h às 19h – visitação à exposição de orquídeas e aos stands de vendas.

10h – Curso sobre DOENÇAS E PRAGAS NAS ORQUÍDEAS a cargo do orquidófilo BONIR DIAS DA SILVA (Orquidário Rincão).

15h – Curso sobre CULTIVO DE ORQUÍDEAS, a cargo do orquidófilo LEANDRO DIAS WENDLER.

Dia 25/03/2023 (sábado)

Das 8h – abertura da visitação à exposição de orquídeas e aos stands de vendas.

10h – Palestra “CULTIVO DE MICRO-ORQUÍDEAS” a cargo do orquidófilo VILSON ZORZETTO.

15h – Palestra “AS VARIEDADES DA LAELIA PURPURATA” a cargo do orquidófilo EDUARDO LUIS MASIERO

17h – encerramento da exposição e da venda de orquídeas; retirada das plantas da exposição.

Botão Voltar ao topo