EsportesRio Grande do Sul

Camping Acessível reuniu mais de 1.000 pessoas em Três Coroas

4ª edição do evento ocorreu no último sábado no Vale do Paranhana

Proporcionando a prática de atividades de aventura a pessoas com deficiência, o Camping Acessível reuniu mais de 1.000 pessoas em sua 4ª edição realizada no último sábado (25) em Três Coroas.

Segundo Gabriel Feiten, um dos idealizadores e organizadores do evento, o objetivo principal foi alcançado. “A gente sabe que a previsão de chuva e o reagendamento do evento podem ter diminuído o público, mas estamos felizes com todos os depoimentos que tivemos. Conseguimos proporcionar um dia diferente, de inclusão e alegria para todas essas pessoas”, contou ele.

Atleta paralímpico de handbike, Adriano dos Santos Monteiro (foto ao lado), 48 anos, viajou de Canoas à Três Coroas com a família para participar do Camping Acessível. “É a primeira vez que vim no evento e estou apaixonado. É uma emoção que não tem explicação. É uma coisa que não tem preço poder ter praticado rafting”, afirmou.


Descida de rafting teve 31 botes – Foto por: Adriano de Oliveira

Além de cadeirantes, como Adriano, pessoas com dificuldade de mobilidade, baixa ou nenhuma visibilidade e com deficiência intelectual puderam praticar rafting em botes adaptados e com o apoio de voluntários. Ao todo foram 31 botes totalizando em torno de 200 pessoas.

O rafting não foi a única atividade do dia, os participantes também puderam tomar banho no Rio Paranhana com cadeiras anfíbias, praticar arco e flecha, jogar bocha adaptada, badminton, stand up paddle e fazer trilhas. O evento contou ainda com música ao vivo e brinquedos adaptados para crianças com deficiência.

O evento que iniciou às 8h30 da manhã e encerrou no fim da tarde contou com a participação de 120 voluntários. Todas as atividades eram gratuitas.

O ‘Camping Acessível’ é uma realização da Associação das Pessoas com Deficiências, Amigos e Familiares de Três Coroas – Apdaf e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Três Coroas. Apoio da Prefeitura de Três Coroas, Câmara Municipal de Três Coroas, Raft Adventure Park, Brasil Raft, Central Sul Raft, Eco Aventuras, Exxtreme.4, Parque das Laranjeiras, ONG Caminhadores RS, Associação Trescoroense de Arqueirismo, FADERS, Associação de Bombeiros Voluntários de Três Coroas, Fisio Run, Somos Um Só, MarKulino´s, Nei Ferreira, Grupo Escoteiros Paranhana e Moda Bilíngue, e patrocínio de Romance Favorita, Samyras, Actvitta, RR Componentes, Tresco Park, Sicredi, Clima Car, Foto Felipetti, Dra. Lauren Felipetti, Simone Ramos Odontologia, Ramony Calçados, Agropecuária Pé da Serra, Eletri-Car e Relupaz Auto Peças.

Botão Voltar ao topo