Cidades do RSNotíciasRio Grande do SulSaúde

São Leopoldo recebe aparelho de R$ 1 milhão para exame de HIV

São Leopoldo está entre as 86 cidades do Brasil a receber o novo equipamento de medição de carga viral de HIV. O aparelho, da marcha Roche, chegou na manhã desta terça-feira, dia 28 de março, no Serviço de Atendimento Especializado (Sae), na rua Osvaldo Aranha, e precisou do auxílio de um guindaste para ser instalado.

Somado com o valor dos reagentes enviados pelo Ministério da Saúde, o investimento ultrapassa R$ 1 milhão. A máquina substituirá a antiga que está em funcionamento desde 2014.

Em média, São Leopoldo realiza entre 700 e 800 exames de carga viral por mês. O município é referência para pacientes de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Portão e Sapiranga.

“Vai garantir muito mais agilidade, mais precisão e modernidade na prestação dos serviços e resultados. Procedimentos que antes fazíamos manualmente, agora passam a ser automatizados, o que gera mais precisão e diminui, por consequência, riscos de erro”, explicou a biomédica Solange Biegelmeyer, do Sae.

O secretário interino da Saúde Diego Pitirini acompanhou a instalação. “Os componentes eletrônicos evoluem de forma muito rápida. A saúde cada vez mais se utiliza da tecnologia para tratamentos e diagnósticos. O novo aparelho trará mais rapidez e exatidão nas análises”, observou.

Botão Voltar ao topo